Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Dinheiro público e Copa

(São Paulo, brpress) - Todas as o obras, incluindo estádios, são efetuadas com financiamento do BNDES. Mais: Brasil e Escócia, São Paulo e Corinthians, e Leandro Damião. Por Márcio Bernardes.

(São Paulo, brpress) – O governo federal confirmou a estimativa de que o país gastará cerca de R$ 33 bilhões em investimentos de infraestrutura para organizar a Copa do Mundo de 2014. A expectativa é que o evento gere 730 mil novos empregos no país.

Todos sabiam, desde a escolha oficial do Brasil para sediar o Mundial de 2014, que essas obras trariam melhorias e desenvolvimento para a população. Sempre condenamos, no entanto, qualquer investimento público nos estádios.

Não é exatamente isso o que está acontecendo. Todas as obras em andamento, entre elas, Belo Horizonte, Rio e Salvador, são efetuadas com financiamento do BNDES. Como se sabe, dinheiro público subdisiado.

Quanto às melhorias viárias, aeroportuárias e outras afins, nada a contestar. Mas que esse dinheiro seja gasto com responsabilidade e não se perca nos escaninhos da corrupção.

Espera-se também que essa previsão não estoure como aconteceu nas obras do Pan. Mas o presidente da Fifa, Joseph Blatter, já criticou a situação brasileira.  Ele disse que o país estava atrasado em relação à África do Sul, comparando três anos antes do país sediar a competição

No entanto, apesar das palavras do cartola europeu, a CBF publicou uma nota em seu site oficial afirmando o contrário: que o presidente da Fifa teria elogiado o “comprometimento e progresso feito pelo Comitê Organizador Local (COL)”.

Seleção Brasileira

Esse tipo de amistoso, como Brasil e Escócia, serve para várias observações. O que menos interessa é o resultado. Porque, em tese, se o time está sendo remontado e as competições oficiais são mais importantes, o treinador não deveria ser cobrado por resultados.

Mano Menezes deve então unificar o discurso. Porque ele fala de acordo com a conveniência. Antes, quando foi convidado por Ricardo Teixeira, disse que seus primeiros objetivos eram Copa América e Olimpíada de Londres.

A competição continental, que começa dentro de três meses, ainda não tem o time ideal. As derrotas para Argentina e França assustaram o técnico, que começou a ter seu trabalho questionado por alguns setores.

Precisa ir formando logo a base para a Copa América. Porque apenas seis jogadores que enfrentaram a França entraram em campo contra a Escócia. Isso
é incoerente.

O jogo foi fraco tecnicamente e a vitória brasileira por dois a zero acabou sendo justa.

Majestoso

O clássico entre São Paulo e Corinthians envolve rivalidade e muita história. Neste domingo (27/03), o resultado pouco interessou. Valeu, principalmente, pelo centésimo gol de Rogério Ceni. Mesmo com a quebra do tabu.

O goleiro passa para a história com uma marca espetacular. Foi emocionante.

Mesmo com a derrota, o Corinthians está classificado. O São Paulo faz companhia para o líder da competição, o Palmeiras, e também vai para a próxima fase. Mas isso é o de menos. Todo mundo sabia que os grandes se classificariam com os pés nas costas.

Falta apenas a Portuguesa não decepcionar.   

BAMBAMBÃ

Leandro Damião

A convocação dele foi bastante questionada. A escalação como titular contra a Escócia idem. Tudo bem que o garoto não balançou as redes, mas ele mostrou algo importante: gana.

Leandro Damião lutou e se lamentou a cada oportunidade perdida. Se não é o “9” dos sonhos para atuar com a amarelinha, mas causou boa impressão.

Anote esse nome: Leandro Damião. Não é um super-craque, mas trará muitas alegrias para a Seleção.

BUMBUMBUM

Coadjuvantes

A temporada 2011 da F-1 começou, mais uma vez, bastante fraca para os brasileiros. Rubinho nem conseguiu terminar o GP da Austrália.

Felipe Massa ficou em sétimo, bem atrás de seu companheiro de Ferrari, Fernando Alonso. Ao que parece mais uma vez, os brazucas serão apenas coadjuvantes.

Que pena…

(*) Márcio Bernardes é âncora da Rede Transamérica de Rádio, professor universitário e colunista da brpress. Fale com ele pelo e-mail [email protected] , pelo Blog do Leitor ou pelo Twitter @brpress.

Márcio Bernardes

Comentarista veterano de esportes, com diversas Copas e Olimpíadas no currículo, Márcio Bernardes é âncora da Rede Transamérica de Rádio e sua coluna foi licenciada pela brpress ao Yahoo Brasil.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate