Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Lições de uma derrota

(São Paulo, brpress) - Mano Menezes deve tirar lições das falhas que viu no seu time. Nada grave no momento. É o tipo da derrota permitida. Mais: Argentina, Ronaldinho Gaúcho e Palmeiras. Por Márcio Bernardes.

Márcio Bernardes*/Especial para brpress

(São Paulo, brpress) – Nenhum desespero depois da derrota para o México. Antecipávamos na última coluna que, mesmo com duas boas vitórias sobre Dinamarca e Estados Unidos, a seleção brasileira encontraria adiante dois adversários mais qualificados.

O retrancado esquema tático do México é o mesmo que o Brasil enfrenta contra adversários tecnicamente inferiores. O perigo é o contra-ataque. Foi assim que os mexicanos ganharam o jogo de Dallas.

Mano Menezes deve tirar lições das falhas que viu no seu time. Nada grave no momento. É o tipo da derrota permitida. Se bem que tem gente que não aceita derrota, em hipótese alguma. Mas nada vai acontecer além do registro histórico.

Os atacantes, especialmente Neymar, precisam encontrar fórmulas para sair da marcação mais pesada, mais implacável. Uma dessas saídas é tentar a jogada individual. Mesmo que não dê certo na primeira ou segunda, craques do estilo de Neymar, Oscar, entre outros, podem errar, porque uma hora vão acertar.

O meio campo precisa cobrir bem a defesa e os laterais nos contra-ataques adversários. Por causa da surpresa e velocidade dos contra-ataques, eles acabam sendo sempre perigosos.

A lição serve também contra a Argentina. Se bem que o Brasil será armado com cautela tática. E só vai atacar na boa. Cautela e caldo de galinha depois de uma derrota passam pela cabeça de qualquer treinador. Mas, pela tradição em campo, deve ser um jogão.

Não se pode negar, no entanto, que a Argentina é favorita.

 Ronaldinho e Palmeiras
 
Só pode ser um factoide essa história do interesse do Palmeiras por Ronaldinho Gaúcho. Até porque, se Arnaldo Tirone pensar, de verdade, em contratar o jogador, vão providenciar a sua internação em hospital psiquiátrico.

Tirone já sofre uma forte oposição no clube. Faz uma gestão pífia. E, se quiser trazer o polêmico meia-atacante, sairá da presidência por justa causa.

Duvido também que Felipão esteja fazendo pressão pela contratação. O Esporte Espetacular, da Globo, divulgou no domingo (03/06) uma pesquisa mostrando que nenhuma torcida quer Ronaldinho.

Sold out

Infelizmente, pouca gente vai poder ver de perto os dois jogos entre Corinthians e Santos, pela Libertadores. A prioridade sobre os sócios cadastrados obrigou os dois clubes a selecionar esses torcedores. Quem acompanhou o seu time com mais assiduidade teve preferência.

Já disse e repito: apesar de o local ideal para esses dois jogos ser o Morumbi, Santos e Corinthians fizeram valer os seus direitos e optaram pelos seus estádios, menores, mais desconfortáveis e com menos chances de uma bela arrecadação.

BAMBAMBÃ

Atenção com a laranja

A Holanda está jogando uma bola redonda às vésperas da Eurocopa. O trio ofensivo formado por Robben, Van Persie e Affelay (municiado por Sneijder) mostra um entrosamento fantástico. E não é só no ataque, que eles mostram qualidade. O setor defensivo liderado por Van Bommel, De Jong (volantes) e Heitinga (zagueiro) é muito compacto.

Uma seleção equilibrada que deve dar o que falar. A favorita Espanha que se cuide…

BUMBUMBUM

O pugilista Michael Oliveira, de 22 anos, tem muito a aprender. Primeiro, precisa respeitar os mais velhos, no caso, Acelino Popó Freitas. Antes da luta entre os dois no fim de semana, Michael destratou e desrespeitou Popó, com provocações que apenas inflamaram mais o veterano.

Deu no que deu. Michael foi nocauteado e perdeu até o rumo de casa. Bem feito para ele. Falou muita bobagem e levou uma surra no ringue…

(*) Comentarista veterano de esportes, com diversas Copas e quatro Olimpíadas no currículo, Márcio Bernardes é âncora da Rede Transamérica de Rádio, professor universitário e colunista da brpress. Fale com ele pelo email [email protected] , pelo Twitter @brpress e/ou Facebook.

Márcio Bernardes

Comentarista veterano de esportes, com diversas Copas e Olimpíadas no currículo, Márcio Bernardes é âncora da Rede Transamérica de Rádio e sua coluna foi licenciada pela brpress ao Yahoo Brasil.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate