Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Palmeiras: razões da queda

(São Paulo, brpress) - Razões são várias e merecem reflexão. Mais: Brasil heptacampeão de futsal e Zé Roberto. Por Márcio Bernardes.

Márcio Bernardes*/Especial para brpress

(São Paulo, brpress) – O Palmeiras figura há 18 rodadas na zona de rebaixamento do Brasileiro. Das 36 etapas jogadas até agora, ficou em 30 ameaçado.

    As razões são várias e merecem reflexão. Começamos pelo time fraco, muito fraco! Pode-se dizer que o omisso Valdívia foi um bom jogador no passado, mas transformou-se em chinelinho e de caráter duvidoso.

    Marcos Assumpção, apesar das limitações da idade, sempre foi o protagonista do time ao lado de Barcos. Só isso!

    A diretoria confusa, dividida e incompetente teve de conviver com uma oposição raivosa. Quem está “do outro lado” torceu contra e se disser o contrário estará mentindo. Quando era necessária a união de todos, um dos candidatos a presidência foi andar de kart e brincar nos autódromos espanhóis.

    A torcida também ajudou a afundar o barco. O vandalismo de alguns puniu o clube e levou alguns jogos para fora de São Paulo. E por causa da Copa do Brasil várias derrotas aconteceram no Brasileiro, pois o Palmeiras teve de jogar até com o time juvenil.

    Por fim, um ídolo teve a imagem maculada; Felipão criou problemas internos no grupo, perdeu a liderança e o controle dos jogadores, não mostrou mais inspiração e também teve papel relevante no fracasso.

    Cabe aos palmeirenses de verdade recompor a situação, preparar o clube para 2013 e levar de novo o Palmeiras ao seu verdadeiro lugar: a primeira divisão.
 
Heptacampeão

    O Brasil vence a Espanha e se torna heptacampeão de futsal. O jogo final foi tão igual que chegou à prorrogação e seria decidido nos pênaltis. Isso não aconteceu porque o predestinado Neto fez uma jogada espetacular e, a menos de um minuto do tempo final, marcou o belo gol que deu a vitória ao Brasil.

    Os jogadores espanhóis ficaram tão decepcionados que demorou para se acalmarem e as lágrimas comprovavam essa frustração.

    A televisão mostrou uma criança, vestida com a camisa oficial da Espanha, com o rosto contraído e sendo consolada pela mãe na arquibancada. O choro é a expressão mais forte do sentimento. E o sentimento deles era de decepção.

    Neto, o fixo mineiro, além de predestinado, protagonizou diversas histórias na seleção brasileira: no Mundial de 2004, perdeu um pênalti decisivo e ficou marcado negativamente. Em 2008, estava machucado e não pôde ajudar o Brasil no Mundial. Agora, decide com um lance que passa para a história do futsal.

    A Fifa não reconhece, erroneamente, o heptacampeonato do Brasil, mas deveria rever a sua posição. Os dois títulos contestados são da época da Fifusa, entidade presidida pelo inesquecível brasileiro Januário D’ Aléssio e que foi absorvida pela Fifa, na época, dirigida por outro brasileiro, João Havelange.

    Acompanhei a fusão das duas entidades e lembro-me da promessa de Havelange em assumir a história e o legado da Fifusa. Blatter, parece, não aceita a decisão de seu ex-chefe e inspirador.

BAMBAMBÃ

Zé Roberto jogando muito

Aos 38 anos, o meia Zé Roberto tem mostrado no Grêmio toda a categoria que tem. Um grande profissional, que sempre se cuidou e é um grande exemplo para os mais jovens. Em 2013, Zé será importantíssimo no Grêmio, para a disputa da Libertadores. E este time, com ele em forma e mais dois ou três reforços, vai dar o que falar.

(*) Comentarista de esportes, com diversas Copas e dez Olimpíadas no currículo, Márcio Bernardes é âncora da Rede Transamérica de Rádio, professor universitário e colunista da brpress. Fale com ele pelo email [email protected] , pelo Twitter @brpress e/ou Facebook.

Márcio Bernardes

Comentarista veterano de esportes, com diversas Copas e Olimpíadas no currículo, Márcio Bernardes é âncora da Rede Transamérica de Rádio e sua coluna foi licenciada pela brpress ao Yahoo Brasil.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate