Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Pressão total

(São Paulo, brpress) - Fifa pressiona o COL e o governo brasileiro para flexibilizar Estatuto do Torcedor e vender bebiba alcoólica nos estágios. Mais: seleção e Santos. Por Márcio Bernardes.

Márcio Bernardes*/Especial para brpress

(São Paulo, brpress) – O Estatuto do Torcedor, mesmo com suas imperfeições, é um grande avanço. A polícia e o judiciário podem agir contra diversos tipos de transgressões baseados nessa lei.Um dos capítulos mais importantes do Estatuto é não permitir a venda de bebidas alcoólicas dentro e nas imediações dos estádios. A Fifa, por conta de seus interesses comerciais e mais ainda, interesses mesmo dos seus patrocinadores, pressiona o COL e o governo brasileiro para flexibilizar a lei.

A Associação Brasileira de Estudos do Álcool e de Outras Drogas (Abead) está preocupada com esse retrocesso. Carlos Sampaio, psiquiatra e presidente da entidade, afirmou que, se a porteira for aberta, além do boi passará uma boiada. Ou seja, a CBF e outras entidades que organizam eventos esportivos vão exigir a mesma liberação nos eventos promovidos por elas.Sem dúvida, a vitória com essa boa lei se transformará em retumbante derrota.

Decadência

O Brasil vai jogar amistoso contra Gana, dia 5 de setembro, em Londres. Essa era a data reservada para a partida contra o Egito, que nesta semana foi cancelada.O jogo será no Craven Cottage, casa do Fulham FC, às margens do Rio Tâmisa, com capacidade para 25.700 torcedores.Quem diria, hein?! A outrora poderosa e atraente seleção brasileira jogando em um estádio com capacidade para 25 mil pessoas.Se continuar com essa queda de prestígio, poderá no futuro jogar em um ginásio.

Mistério

O futebol encantador e envolvente do primeiro semestre desapareceu. Todos perguntam o que estaria acontecendo com o Santos. É possível que nem Muricy Ramalho tenha a resposta.O elenco é praticamente o mesmo. Os ídolos Neymar e Ganso continuam na Vila Belmiro. Mesmo assim, o campeão da Libertadores está sempre dentro ou próximo da zona de rebaixamento do Brasileiro.

A queda de rendimento é tão evidente que o torcedor começa a desanimar. Um agente de turismo contou-me que, depois da conquista em cima do Peñarol, recebeu muitas consultas sobre a viagem para o Japão em dezembro.Agora, esses torcedores estão hesitantes em confirmar a compra de um pacote turístico para ver o Peixe jogar o Mundial Inter-Clubes. Tem gente que chega a dizer que não vale a pena tanto sacrifício. Acrescentam que viajar para o Japão e ver o seu time do coração tomar uma entortada do Barcelona, não dá.

Márcio Bernardes

Comentarista veterano de esportes, com diversas Copas e Olimpíadas no currículo, Márcio Bernardes é âncora da Rede Transamérica de Rádio e sua coluna foi licenciada pela brpress ao Yahoo Brasil.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate