Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Primeira surpresa

(São Paulo, brpress) - Corinthians foi melhor, Emerson marcou um golaço e o Santos não merecia mesmo outra sorte. Mais: calendário do futebol brasileiro. Por Márcio Bernardes.

Márcio Bernardes*/Especial para brpress

(São Paulo, brpress) – Nove entre dez torcedores apontavam o Santos como favorito para o jogo contra o Corinthians. E a expectativa tinha sentido. O Peixe teria, teoricamente, mais time, tem Neymar e jogava no alçapão da Vila Belmiro. O Corinthians carece de um centroavante de ofício, reconhecia as qualidades do adversário e até admitia que poderia jogar pelo empate a primeira partida.

    Na prática a teoria é outra, já dizia o profeta. E foi mesmo! O Corinthians foi melhor, Emerson marcou um golaço e o Santos não merecia mesmo outra sorte.
 
Segunda surpresa
 
    Nove entre dez torcedores apontavam o Grêmio como favorito para o jogo contra o Palmeiras. As imagens de Felipão e Luxemburgo captadas pela televisão no final do jogo traduziram exatamente o que aconteceu no Olímpico: um estava eufórico e o outro perplexo.
   
    O Tricolor gaúcho engoliu a isca palmeirense, dominando todo o jogo, mas não teve objetividade, perdendo alguns gols. O Palmeiras, com uma defesa e meio campo fortes na marcação, na base dos contra-ataques, fez dois gols no final do jogo e conseguiu uma vantagem espetacular para a segunda partida.
 
Vexame paulista no Brasileiro
 
    Chegamos à quinta rodada do mais importante campeonato do país e as equipes de São Paulo vão mal, muito mal. Preocupados com a fase final de outras competições, Corinthians, Santos, São Paulo e Palmeiras capengam no Brasileiro.

    Não podemos esquecer que o Corinthians foi campeão em 2011 e sua performance inicial resultou fundamental para a conquista. Como se sabe, o Timão, desclassificado pelo Tolima na Libertadores, entrou com tudo no Brasileiro e fez bonito, principalmente nas dez primeiras rodadas.

    Agora, o melhor paulista é o São Paulo, em sétimo lugar, com seis pontos. Na sequência vem a Portuguesa, em décimo segundo, com quatro pontos. Depois a Ponte Preta em décimo quinto, com três. O Santos está em décimo sexto, também com três. E na rabeira, com apenas um ponto vêm Palmeiras e Corinthians.

    Suponhamos que Corinthians ou Santos ganhe a Libertadores e continue mal no Brasileiro. Nesse caso é possível antever que o time vai apenas cumprir tabela de julho a dezembro.

    A mesma coisa pode-se dizer em relação a São Paulo e Palmeiras na Copa do Brasil. Ficará um hiato deplorável por vários meses. E quem perder então?

    Está mais do que claro que o calendário do futebol brasileiro precisa ser rediscutido. O presidente da CBF está propenso a colocar o assunto na pauta. Todos os interessados devem ser ouvidos: clubes, jogadores, árbitros, patrocinadores, televisões, torcedores e os outros segmentos ligados ao futebol. Do jeito que está não dá!

(*) Comentarista veterano de esportes, com diversas Copas e quatro Olimpíadas no currículo, Márcio Bernardes é âncora da Rede Transamérica de Rádio, professor universitário e colunista da brpress. Fale com ele pelo email [email protected] , pelo Twitter @brpress e/ou Facebook.

Márcio Bernardes

Comentarista veterano de esportes, com diversas Copas e Olimpíadas no currículo, Márcio Bernardes é âncora da Rede Transamérica de Rádio e sua coluna foi licenciada pela brpress ao Yahoo Brasil.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate