Recepção calorosa
(Nagoia, brpress) - É o que teve o Santos no Japão. Mais: Fifa, Rivaldo na Lusa e futuro do Palmeiras. Por Márcio Bernardes.
Márcio Bernardes*/Especial para brpress
(Nagoia, brpress) – O Santos teve calorosa recepção em Nagoia. E não é pra menos: a região abriga a maior concentração de brasileiros que vivem no Japão. Nosso país está muito ligado à cultura, negócios, indústria e na vida da área.
É bem possível que aqui o número de torcedores santistas seja o menor entre corintianos, flamenguistas, são-paulinos, vascaínos e palmeirenses. Mas todos estão encantados com o que viram até agora de Neymar. E vão torcer pelo Peixe. Já é um bom começo.
O Barcelona também tem prestígio no país. E não é preciso dizer sobre a fama de Messi. Mas no primeiro jogo, em Toyota, o estádio terá muito mais gente apoiando o Santos. A única exceção é se o Kashima Reysol passar, depois vencer o Monterrey e enfrentar o Santos, o que, aliás, está pensando discretamente Muricy Ramalho.
Nelsinho Baptista é o treinador do recém-vitorioso campeão japonês, que tem de quebra no time o bom Jorge Wagner.
Transamérica de Nagia
Quem ajuda a difundir a cultura brasileira por aqui é o Jean Pierre, dono da franquia que retransmite a Transamérica brasileira. Aliás, está sendo uma experiência riquíssima, que brevemente contarei para vocês.
Fifa
A entidade vai fazer duas reuniões importantes aqui no Japão; uma em Toyota e outra em Yokohama. Assuntos administrativos, mas o espinhoso tema da ISL, que era agência de marketing da Fifa e faliu, pode ser tratado.
Latino-americanos estão de olho no desenrolar dos acontecimentos. Casos antigos de subornos podem ser revelados. Ricardo Teixeira, João Havelange, Julio Grondona, presidente da Associação Argentina e vice-presidente executivo da Fifa e o paraguiaio Leoz estão atentos aos desdobramentos do caso.
BAMBAMBÃ
Rivaldo na Lusa
A Portuguesa está acertando com Rivaldo. Será o típico negócio bom para as duas partes. A Lusa terá um atleta experiente para a temporada 2012. E o meia terá a chance de encerrar a carreira num clube tradicional. O acordo está próximo. Tomara que dê certo.
BUMBUMBUM
Futuro do Verdão
Mais um ano está acabando e algumas coisas não mudam no Palmeiras. As categorias de base continuam sem ser valorizadas a Valdivia continua sem jogar absolutamente nada. Se a mentalidade não mudar, 2012 promete ser ainda mais difícil para o Verdão. E quem sofre com isso é a torcida…
(*) Comentarista veterano de esportes, com diversas Copas e quatro Olimpíadas no currículo, Márcio Bernardes é âncora da Rede Transaméricade Rádio, professor universitário e colunista da brpress. Fale com ele pelo email [email protected], pelo Twitter @brpress e/ou Facebook.
Comentários: