Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Segurança na África

(São Paulo, brpress) - Fifa faz reunião com serviços de inteligência internacionais, Soccer City, sede da final, ainda não está pronto e venda dos ingressos abaixo da expectativa. Mais: Palmeiras, Paulo Henrique Ganso e Seleção. Por Márcio Bernardes.

Márcio Bernardes*/Especial para brpress

(São Paulo, brpress) – A Fifa está realizando, nesta semana, uma reunião cujo tema é a segurança durante a Copa do Mundo. Delegações, autoridades, árbitros, jornalistas e torcedores vão merecer proteção especial. Até aí tudo bem, porque esses grandes eventos internacionais recebem mesmo esses cuidados das autoridades. Isso é fácil de ser executado, desde que os segmentos que devem ser protegidos estejam agrupados. Mas como se exigirá isso de jornalistas, cada qual com seu interesse e necessidade particular de trabalho?

A outra dúvida é como os turistas espalhados pelas cidades vão ser  protegidos. Porque serão milhares de pessoas passeando por todo país, tornando-se alvo fácil da criminalidade, que, como se sabe, é muito alta. Chefes de polícia da África do Sul e dos outros 31 times participantes, Interpol, FBI, Scotland Yard e até o Mossad vão colaborar no planejamento e estrutura de segurança na África durante a Copa.

Problemas, muitos problemas…

Joseph Blatter está calado por conveniência. Mas seu secretário-geral, Jerome Valcke, declarou nesta semana que a Fifa está preocupada. O Soccer City, sede da final da Copa, ainda não está pronto e não se sabe exatamente quando isso acontecerá. O que se tem certeza é que, por causa da falta de tempo, poucos testes serão feitos e muito se improvisará.

Os centros de treinamento também não ficaram prontos.  E o Gautrain, sistema de trens que liga Johanesburgo à Pretória, tem previsão de entrega para a primeira semana do Mundial. Isso se não acontecer nenhum imprevisto.
A venda dos ingressos está bem abaixo da expectativa. Várias promoções internas foram feitas e a previsão é de que muitos estádios não estarão lotados em jogos da Copa.

Diferente da imprensa comprometida, que acusa de ser preconceituoso quem critica a situação atual da África do Sul e não acredita no cumprimento do cronograma de obras, já alertamos várias vezes que o momento é de incerteza e preocupação. Vamos continuar rezando.

E o Palmeiras, hein?!

Parece que as duas equipes do ABC resolveram transformar o Verdão em vítima especial. Já aconteceu a goleada do São Caetano que derrubou Muricy e agora foi a vez do Santo André aplicar uma traulitada em pleno Palestra Itália. Agora só falta o São Bernardo (rsrsrs).
 

BAMBAMBÃ

Ganso de contrato novo

O Santos acertou na mosca ao renovar o contrato de Paulo Henrique Ganso até 2015. Clubes da Europa já estão de olho nesse meia que tem um belo futuro pela frente. Paulo Henrique tem muito a evoluir e, se a Seleção não tiver um técnico retranqueiro para a Copa de 2014, pode ser um nome para o meio-campo.

BUMBUMBUM

Grupo fechado

Essa história de fechar o grupo na Seleção dá certo? Em 1990 não deu. Lazaroni poderia ter convocado o zagueiro Júlio César (Juventus-ITA), o meia Neto (Corinthians) e o atacante João Paulo (Bari-ITA), mas preferiu manter o grupo campeão da Copa América.

Bom, na Itália, o time brasileiro deu vexame e voltou para a casa nas oitavas. Em 2010, o grupo de Dunga (que estava em 1990) está fechado. Tomara que agora dê tudo certo…

(*) Márcio Bernardes é âncora da Rede Transamérica de Rádio, professor universitário e colunista da brpress. Fale com ele pelo e-mail [email protected] ou pelo Blog do Leitor.

Márcio Bernardes

Comentarista veterano de esportes, com diversas Copas e Olimpíadas no currículo, Márcio Bernardes é âncora da Rede Transamérica de Rádio e sua coluna foi licenciada pela brpress ao Yahoo Brasil.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate