Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Favela na cabeça

(brpress) – Tentando apoiar Metas do Milênio da ONU, empresa alemã utiliza plataforma FaveladoGame para denunciar más condições de moradia.

(brpress) – Com cerca de quatro milhões de adeptos em todo o mundo, o jogo FaveladoGame chama para si, desde o lançamento da versão alemã PennerGame, há quase três anos, a missão de conscientizar os jovens sobre os problemas da falta de moradia. Feito com intuito de ajudar a propagar as Metas do Milênio da ONU – compromisso assumido por 189 países para eliminar, entre outros problemas, a miséria no mundo até 2015 –, o jogo usa a sátira e o exagero na abordagem para alcançar seu objetivo: fazer as pessoas enxergarem a pobreza, a exclusão social e se engajarem para combater esses problemas.

    “Promessas dos governantes, nós ouvimos o tempo todo. Mas queremos que a eliminação da miséria se torne algo real”,  declara Marius Follert, um dos criadores do jogo, da empresa Farbflut Entertainment GmbH. “Estamos tentando fazer a nossa parte para que todas as pessoas tenham acesso à moradia e que voltem a se integrar na sociedade”.

    Movimentos com intuito de auxiliar no alcance das metas estipuladas pela ONU, partindo da sociedade civil têm sido freqüentes e, às vésperas do Dia Internacional de Combate à Pobreza, neste domingo (17/10), eventos de apoio estão sendo anunciados.

    Miss Homeless

    Entre eles, a exibição do filme Miss Homeless (Miss Moradora de Rua, em tradução livre), que mostra experiências de vida de moradores de rua em 12 países. Além disso, o site do longa pede para que organizações ligadas aos direitos dos sem-teto exibam o vídeo em solidariedade aos desabrigados e na luta contra a exclusão social.

    Outro movimento iniciado pelo público foi o Stand Up (Levante-se, em inglês), ocorrido em setembro, simultaneamente à reunião dos chefes de Estado em Nova York. A “movimentação” coordenou 2038 eventos, em 74 países, envolvendo concertos, mesas-redondas com políticos, eventos esportivos, serviço comunitário, entre outros, para mobilizar o apoio às metas do milênio.

Clique aqui para conhecer o jogo FaveladoGame.