Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Os sanduíches da Casa da Mortadela são servidos com muito recheio. Duilio Ferronato/BR PressOs sanduíches da Casa da Mortadela são servidos com muito recheio. Duilio Ferronato/BR Press

Morda a mortadela

(São Paulo, brpress) - Sanduíches da Casa da Mortadela vêm com muito recheio e capricho. Não dá para sair de lá com fome. Por Duílio Ferronato.

Duilio Ferronato*/Especial para brpress

(São Paulo, brpress) – Uma das melhores fórmulas para se garantir a qualidade da comida é diminuir o número de itens do cardápio. E isso a Casa da Mortadela faz bem. Eles têm apenas três tipos de sanduíches: mortadela, linguiça de lombo e linguiça calabresa, todos com a versão queijo ou vinagrete.

É um balcão pequeno com um chapeiro e um caixa. Enquanto o chapeiro prepara e bate um papinho com os clientes, o caixa serve a bebida e também aproveita para trocar uma prosa. Tudo na maior simpatia e serviço de qualidade.

Recheio

Os sanduíches são servidos com muito recheio, para aquele lanchinho muito caprichado. Não dá para sair de lá com fome.

A vizinhança é muito decadente e os pedestres que perambulam pela calçada são os mendigos mais pobres da cidade, mas o cenário faz com que o lanche fique ainda mais com cara de paulista: tudo junto e misturado.

Bolonha

As peças de mortadela penduradas no teto dão uma impressão de casa bolonhesa. Aliás, a mortadela surgiu ainda no império romano, na região de Bolonha, na Itália, e eles gostam de dizer que ainda produzem a melhor mortadela do mundo.

Se você puder provar, vai ver que eles têm razão. A mortadela italiana é excelente, mas as nacionais também conseguiram atingir uma boa qualidade e são muito versáteis na cozinha.

Livro

O Livro da Mortadela, da professora Wilma Kovesi, que custa menos de R$ 45,00 nas livrarias, tem ótimas dicas de como aproveitar esse embutido, que é mais barato que o presunto e ao mesmo tempo tem sabor mais marcante.

A mortadela é feita basicamente com carne magra de porco, mas pode ter variações com mistura de aves e gado. Em alguns países, pode também ter carne de cavalo e jumento, mas aqui não temos isso.

O sanduíche da Casa da Mortadela custa menos de R$ 7,00 e vale a pena ir até o Centro para saborear, mas eles também têm lojas no Ipiranga e no Cambuci.

(*) Chef, arquiteto e jornalista, Duilio Ferronato assina não só esta coluna, mas uma seção exclusiva e completa sobre gastronomia.

Casa da Mortadela – Av. São João, 633 – Centro – São Paulo – (11) 3223-9787

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate