Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Chef Morena Leite dá receita de bolos brasileiros como o Flores da AmazôniaChef Morena Leite dá receita de bolos brasileiros como o Flores da Amazônia

Bolos brasileirinhos

(brpress) - Doce Brasil Bem Bolado traz receitas bolos decorados com ingredientes inspirados na cultura e história brasileiras.

(brpress) – As chefs Morena Leite e Otávia Sommavilla apresentam o resultado de uma forte parceria: Doce Brasil Bem Bolado (Editoras Boccato e Gaia, 128 págs, R$ 89,00). São 32 receitas de deliciosos bolos, com modo de preparo, montagem e decoração, que levam ingredientes tipicamente brasileiros como goiaba, cachaça, aipim e caju.  

Com nomes inspirados na cultura e história brasileiras, o livro traz desde receitas simples, como o Bolo Futebol (feito de chocolate), até as mais sofisticadas, como o Bolo Chita, que leva hibisco na massa e no recheio.

Bolo Frevo

Todas as receitas são acompanhadas de uma pesquisa histórica. É o caso do Bolo Frevo, de pitanga, que conta a história do surgimento desse ritmo carnavalesco; do Bolo Trancoso, de capim-santo com brigadeiro; e do Bolo Flores da Amazônia, de castanha-do-pará com recheio de açaí, uma homenagem a essa região.

No final, o livro traz, ainda, dicas e técnicas para quem quer se aventurar no mundo encantado da confeitaria.

“Nosso primeiro registro de um livro desse tipo é  Açúcar, de Gilberto Freyre (primeira edição em 1939, que a Global Editora relançou em 2007). Apesar de não ter citações à pasta americana ou à decoração nos moldes de hoje, lá estava o alfenim, uma pasta feita de açúcar e moldável a ponto de fazer esculturas.

Gilberto Freyre

    Agora, de forma superatualizada e detalhada, fizemos um livro que agrada tanto aos amantes de bolo como a quem se interessa por novas técnicas e adora arriscar. Para melhor compreensão, contamos também com o trabalho do historiador Sandro Ferrari, que faz uma ligação com o livro de Gilberto Freyre, contextualizando as receitas e destacando as inovações”, conta Otávia.
 
    A ideia surgiu há cinco anos, quando Otávia e Morena foram apresentadas por uma amiga em comum. “Montamos um curso de bolos no Capim Santo. No meio de uma aula, pensamos: ‘Nossa, esse projeto daria um livro!’ E começamos. Eu sou responsável pelos bolos e Otávia pelas coberturas”, explica Morena.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate