Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

George Clooney chama atenção para situação no Sudão. aceshowbiz.comGeorge Clooney chama atenção para situação no Sudão. aceshowbiz.com

Clooney: ativismo pelo Sudão

(brpress) – Ator, condecorado com prêmio humanitário no Emmy 2010, visita país africano e pede pressão sobre presidente sudanês Omar al-Bashir, acusado de genocídio.
(brpress) – O astro do cinema George Clooney, condecorado no Emmy 2010 com o prêmio humanitário Big Hope – por seus esforços em causas como arrecadação de fundos para vítimas do furação Katrina e terremoto no Haiti –, voltou a chamar atenção da mídia para o Sudão.

 O ator pediu à autoridades internacionais, na última quarta (13/10), o congelamento das contas do presidente do Sudão, Omar al-Bashir, que teve prisão decretada pelo Tribunal Penal Internacional, sob acusação de genocídio e crimes de guerra em Darfur.  

 “Bashir está guardando o seu dinheiro em libras sudanesas. Deveríamos estar congelando essas contas, se quisermos realmente quiser pressioná-lo”, declarou o ator, à BBC. O sudanês é acusado de armar milícias responsáveis por matanças na região oeste do país que, de acordo com a ONU, podem chegar a 35 mil pessoas.

Televisão

Clooney, embaixador da Boa Vontade da ONU, gravou um quadro sobre a situação do país para o programa jornalístico Today Show, da NBC, enquanto visitava o Sudão, na última segunda (11/10). No dia seguinte (12/10), o ator ainda se reuniu com o senador Richard Lugar, em Washington, para discutir a crise em Darfur e participou de outro encontro com temática semelhante, ao lado da diretora da fundação AllAfrica, Tami Hultman, e de John Prendergast, da Enough Project.

Guerra civil
 
 Para o ator, os EUA devem liderar um esforço diplomático com fins de evitar novos embates entre norte (população majoritariamente muçulmana) e sul (em geral cristãos) do Sudão. Pois, em janeiro de 2011, um referendo no sul decidirá se a região se proclamará independente do norte.  

 “Nós ajudamos bastante no acordo de paz de 2005, então sabemos que há um caminho para fazê-lo. Em algum momento, você terá de sentar e negociar um acordo. Podemos fazê-lo após um monte de pessoas serem mortas, podemos fazê-lo após uma guerra ou podemos fazê-lo agora. E nós temos uma oportunidade agora”, disse Clooney.
Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate