Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Chico Mendes e o filho SandinoChico Mendes e o filho Sandino

Filme documenta trajetória de Chico Mendes

(São Paulo, brpress) - Destaque da 7a. Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, o documentário Eu Quero Viver, do diretor Adrian Cowell, é o mais completo registro sobre atividade do líder seringueiro e mais importante ambientalista brasileiro.

(São Paulo, brpress) – Destaque da 7a. Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que vai até 13/06, em São Paulo, o documentário Chico Mendes, Eu Quero Viver, do diretor Adrian Cowell, é o mais completo registro sobre atividade do líder seringueiro e mais importante ambientalista brasileiro Chico Mendes (1944-1988), assassinado há 30 anos, e mostra a dimensão global de seu ativismo local, em defesa da floresta amazônica.  

Com registros feitos entre 1985 e 1988, acompanhamos Chico Mendes na organização dos seringueiros, no nascimento da Aliança dos Povos da Floresta, e na luta pela demarcação das primeiras reservas extrativistas na Amazônia. O filme mostra, ainda, a trama armada para seu assassinato e as repercussões no Brasil e no exterior. 

Entre 1987 e 1988, Chico Mendes ganhou o Global 500, prêmio da ONU, na Inglaterra,  e a Medalha de Meio Ambiente da Better World Society, nos Estados Unidos. Entretanto, quanto mais visibilidade internacional ele alcançava, mais aumentavam suas desavenças no Brasil e as ameaças de morte. A atuação de Chico desagradava os donos de terras, políticos e juízes. Além disso, incomodava os grileiros de terras que se diziam prejudicados pela atuação dos seringueiros. Entre esses estava Darly Alves, o mandante da sua morte.

7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

São Paulo – 31 de maio a 13 de junho de 2018. Entrada franca. Diversos locais e sessões.

Leia mais sobre a Mostra Ecofalante aqui.

Assista ao trailer de Crianças da Amazônia: