Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva saúda o ex-vice-presidente José Alencar. ABr/DivulgaçãoO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva saúda o ex-vice-presidente José Alencar. ABr/Divulgação

Morte de Alencar emociona Dilma e Lula

(Brasília, brpress) - "O otimismo dele era uma coisa que causava na gente até uma inveja de ver a força que ele tinha", disse Lula, que conversou com o médico do vice-presidente, por telefone, meia hora antes do falecimento, na tarde desta terça (29/03).

(Brasília, brpress) – Muito emocionado ao falar da morte do ex-vice-presidente José Alencar, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que dedicará a Alencar o título de doutor honoris causa que receberá nesta quarta (30/03), da Universidade de Coimbra, em Portugal. Logo após a homenagem, Lula retornará ao Brasil com Dilma para participar do velório de Alencar, que será realizado em Brasília e em Belo Horizonte. “Vou dedicar o título a ele”, afirmou Lula, em declaração feita ao lado de Dilma, que viajou a Portugal para assistir a homenagem ao ex-presidente.

Lula se referiu a Alencar como um irmão e não conseguiu conter o choro.”Vocês, que acompanharam o mandato nosso – Dilma como ministra, Alencar como vice – sabem que a nossa relação era mais que uma relação de um vice e de um presidente. Era uma relação de irmãos, de companheiros. Eu tenho falado com ele praticamente toda semana, tenho visitado, e o otimismo dele era uma coisa que causava na gente até uma inveja de ver a força que ele tinha”, disse Lula, que conversou com o médico do vice-presidente, por telefone, meia hora antes da morte.

Carreata

O ex-presidente contou que, ao chegar a Coimbra, telefonou para o médico para receber notícias. Segundo Lula, o médico informou que Alencar estava sedado, que a pressão estava a 4 e “tinha pouca chance”. O ex-presidente lembrou a participação de Alencar na campanha de Dilma à presidência. Mesmo debilitado pelo tratamento de câncer, Alencar participou de uma carreata pelas ruas de Belo Horizonte, no segundo turno das eleições. “Eu e Dilma lembramos que ele não tinha mais força e subiu no carro, comigo e com Dilma, e ficamos andando por Belo Horizonte durante quatro horas. Depois ele disse que fez isso porque ele queria vê-la eleita.”

Também emocionada, Dilma disse que José Alencar foi uma pessoa que deixará marcas em todos os que conviveram com ele. Logo ao saber da morte, a presidenta telefonou para o filho de Alencar, Josué, e ofereceu o Palácio do Planalto para o velório. “Nós oferecemos e na condição de chefe de Estado. Ele também foi um presidente inesquecível de nosso país”, afirmou Dilma.

(*) Com informações da Agência Brasil.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate