Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Janeites vestidos a caráter para o baile do Jane Austen FestivalJaneites vestidos a caráter para o baile do Jane Austen Festival

O valor de Jane Austen

(Londres, brpress) - No mês em que começam a circular as notas de £10 com a escritora estampada, festival celebra bicentenário da sua morte com cerveja JA.

(Londres, brpress) – Foi leiloada uma carta escrita à mão por Jane Austen, por 16 mil libras (cerca de R$ 65 mil), no sábado (09/09), na Inglaterra, onde está rolando desde sexta (08/09) até 17/09, na cidade de Bath, o festival celebrando a obra da escritora que morreu há 200 anos e será a segunda mulher a estampar dinheiro no Reino Unido, depois da Rainha Elizabeth. A nota de 10 libras com Jane Austen começa a circular este mês.  

Entre um passeio pelas casas de chá de Bath (visita imperdível em qualquer viagem ao Reino Unido), o tradicional baile de máscaras no Jane Austen Festival (na obra da autora inglesa há inúmeras referências sobre as tendências da moda na chamada Regency Era, que marcou a Inglaterra de 1795 a 1837) e uma visita ao Fashion Museum, o festival reúne janeites – como são chamados os devotos fãs da escritora – de vários países e idades. 

Brinde e controvérsia

Jane Austen ainda é um fenômeno cultural e Bath, onde a escritora passou vários anos, é um hotspot turístico por causa disso e por ser a cidade mais romana da Inglaterra (sim, o país foi parte do Império Romano). Somente na cidade, durante o festival, será possível degustar uma cerveja criada especialmente para a brindar o bicentenário de morte de escritora e, para não ficar muito fúnebre, também os livros que ela escreveu em Bath.

A ale Jane Austen 200 é fabricada pela Bath Brew House, cervejaria artesanal, em parceria com o Jane Austen Centre. A cerveja foi aprovada pelos fãs, mas a nova nota de £10 gerou controvérsia, porque a autora de Razão e Sensibilidade teria sido “photoshopada” para parecer mais bonita do que realmente seria e porque o material do qual são produzidas as notas, considerado mais durável, contém “gordura animal” – o que enfureceu ambientalistas. 

Manual Austen

As histórias cheias de romantismo, humor e heroínas espertas – como Emma, do romance homônimo, e Elizabeth Bennet, de Orgulho e Preconceito –  seguem sendo fonte de inspiração para leitoras e escritoras mundo afora.

Em setembro, a Bertrand Brasil lança O Clube de Escrita de Jane Austen, um guia de inspirações e dicas para quem é fã e/ou gostaria de escrever como Austen. Sobrinha-neta da autora inglesa, Rebecca Smith é quem ensina os métodos e pequenos truques da autora, desde as técnicas usadas para criar tramas até o detalhamento de personagens e a redação de diálogos.

Leia mais sobre Jane Austen aqui. E nesta matéria brpress para Harper’s Bazaar Brasil