
“Vocês roubaram meus sonhos e infância”, diz Greta Thunberg na ONU
(brpress) - Ativista sueca discursou aos líderes na Conferência do Clima; ela viajou de barco para Nova York e foi mais longe: "Os jovens estão começando a entender a traição de vocês".
(brpress) – Há três semanas, a ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, desembarcou em um porto de Nova York para participar da Conferência do Clima da ONU, onde ela discursou nesta segunda-feira (23/09). ‘Vocês roubaram meus sonhos e infância”, esbravejou, referindo-se aos líderes mundiais. “Mas os jovens estão começando a entender a traição de vocês”, acrescentou.
Ela cruzou o atlântico em um veleiro oferecido por Pierre Casiraghi, filho da princesa Caroline de Mônaco, que colocou à sua disposição o Malizia II, uma embarcação com zero emissão de carbono. Greta não viaja de avião para não contribuir com a emissão de gases poluentes.
Tom grave
Indicada ao Prêmio Nobel da Paz e famosa por seus discursos duros, Thunberg já discursou em eventos internacionais como a COP24, a Conferência do Clima da ONU, em dezembro, e no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, em janeiro. Lá ela disparou:
“Os adultos ficam dizendo: ‘Devemos dar esperança aos jovens’. Mas eu não quero a sua esperança. Eu não quero que vocês estejam esperançosos. Eu quero que vocês estejam em pânico. Quero que vocês sintam o medo que eu sinto todos os dias. E eu quero que vocês ajam. Quero que ajam como agiriam em uma crise. Quero que vocês ajam como se a casa estivesse pegando fogo, porque está”.
Greta diz que escreve seus próprios discursos, mas que consulta especialistas em clima e ouve a opinião de outras pessoas antes de apresentá-los publicamente. Sobre a Marcha Global pelo Cima, que aconteceu no dia 20/09, espera que as greves climáticas sejam um “ponto de virada social”. Embora não haja dados oficiais sobre o número de participantes nesses eventos, Thunberg está feliz por serem “milhões”.
#grevedoclima
Foto: Greta Thunberg foi de barco à Conferência do Clima da ONU. Anders Hellberg
Leia mais sobre emergência climática.
#brpressconteudo #gretathunberg #meioambiente #ativismo #mudançasclimaticas