Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

FOTO - O chef alagoano Marcello Tully vem da Escócia para festival no Brasil.DivulgaçãoFOTO – O chef alagoano Marcello Tully vem da Escócia para festival no Brasil.Divulgação

Tem banana no whisky

(Inverness, brpress) - Chef alagoano nas Highlands, Marcelo Tully, que comanda restaurantes estrelado no Michelin, vem ao Brasil. Juliana Resende conversou com ele.

(Inverness brpress) – O chef alagoano Marcello Tully é a “arma branca” de Lady Claire MacDonald, também chef e escritora escocesa, proprietária do hotel Kinloch Lodge, nas Highlands (a uma hora da cidade de Inverness), cujo restaurante ganhou recentemente uma estrela no guia Michelin.                  

Radicado no Reino Unido mas ainda meio novato na Escócia, Tully é um dos convidados do Whisky Festival, acontece no Brasil em maio e no qual vai preparar três jantares: dois em São Paulo, nos dias 19 e 20/05, no restaurante Capim Santo, e um no Recife, no dia 22.05, no restaurante Da Noi.

Salmão com banana

Alguns dos pratos levam whisky na receita. Mas sua cozinha também revela suas raízes, num fusion que não faz feio nas Highlands e nem na Praia do Francês. Sua íntima relação com as duas culturas e pode ser conferida em criações como o salmão orgânico da Ilha de Skye com bananas caramelizadas e molho de endro.

A experiência com métodos sous-vide (técnica de cozimento a vácuo em baixa temperatura) se revela em alguns pratos do Kinloch Lodge. Marcello também trabalhou com os irmãos Roux no Le Gavroche, restaurante considerado como o alicerce da gastronomia britânica contemporânea.

Orgulho

Apesar de ter deixado o Brasil aos seis anos, Marcello disse à revista Prazeres da Mesa que tem “muito orgulho de ser brasileiro e de poder representar o país neste momento”.  Marcello é o segundo brasileiro a conquistar espaço no Michelin. Em 2000, o maranhense Henrique Leis, chef do restaurante que leva seu nome, no Algarve, em Portugal, ganhou a honraria.

“A notícia me pegou de surpresa e é motivo de muita alegria. É o resultado do trabalho de muitos anos e do esforço de muita gente. Uma estrela no guia Michelin é um grande momento na vida de um chef!”, comemora.

(Juliana Resende/brpress)

Juliana Resende

Jornalista, sócia e CCO da brpress, Juliana Resende assina conteúdos para veículos no Brasil e exterior, e atua como produtora. É autora do livro-reportagem Operação Rio – Relatos de Uma Guerra Brasileira e coprodutora do documentário Agora Eu Quero Gritar.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate