Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Michelle Obama: livro sobre sua vida é tema de bate-papoMichelle Obama: livro sobre sua vida é tema de bate-papo

Michelle Obama fala sobre sua biografia

(Londres, brpress) - Ex-primeira dama lança Minha História, publicado mundialmente em 13/11, em bate-papo com público, no Southbank Centre.

(Londres, brpress) – Depois de Hillary Clinton, que lançou seu livro What Happened, em outubro do ano passado, em Londres, Michelle Obama faz o mesmo caminho (preferencialmente, com mais cuidado para não cair na escadaria, como aconteceu com Hillary). Também no Southbank Centre, em colaboração com a Penguin Live, Michelle conversa sobre seu novo livro de memórias, Minha História (Becoming), com a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie. O evento acontece em 03/12, mas os ingressos começam a vender em 08/11. 

Refletindo sobre suas memórias, Michelle Obama convidará a audiência do Royal Festival Hall, no Southbank Centre, para uma imersão nas experiências que a moldaram – de sua infância no South Side de Chicago a seus anos como executiva, equilibrando as demandas da maternidade e do trabalho, até os oito anos ao lado do marido Barack Obama, na Casa Branca. Minha História será lançado mundialmente em 13/11, em 24 idiomas. Com 416 páginas, será publicado no Brasil pela Objetiva, do Grupo Companhia das Letras.

Público e privado 

Com a simpatia, honestidade e humor que fizeram de Michelle um ícone do sucesso afro-americano, ela promete conta triunfos e decepções – tanto públicos como privados. Espera-se um relato carregado de mensagens políticas, no calor das eleições legislativas dos EUA, em 06/11, dois anos depois das eleições presidenciais de 2016 que culminaram na vitória do atual presidente, Donald Trump. Dessa vez, os eleitores irão definir o desenho legislativo do país e o resultado será essencial para medir o poder que a gestão republicana terá nos próximos dois anos.

Michelle e Barack Obama também compraram os direitos do livro The Fifth Risk, de Michael Lewis, para transformá-lo numa série da Netflix sobre como funciona o governo dos Estados Unidos. O livro acompanha a forma de trabalhar dos departamentos de Energia, Agricultura e Comércio nos mandatos de Obama e Trump. Mas na conversa com o público londrino, Michelle deve ser concentrar em sua trajetória pessoal, marcada iniciativas sociais, como a Global Girls Alliance, plataforma que conecta apoiadores e investidores a comunidades e cidades onde há meninas fora da escola. 

“Qualquer pessoa física ou jurídica, em qualquer lugar do mundo, possa dar apoio à educação de meninas”, disse Michelle, no dia do lançamento, em 11/10, Dia Internacional da Menina pela ONU. Atualmente, seis projetos em seis paísestão disponíveis para receber contribuições financeiras: Washington, Uganda, Malawi, Índia, Gana e Guatemala. Michelle contou que teve a ideia na última viagem oficial de Obama. à Libéria, na África Ocidental. “Estive em uma sala de aula onde a única luz que vinha era do exterior. À medida que o tempo foi se fechando e as nuvens se acumulando, a sala inteira escureceu e eu tive dificuldade de ver os rostos de quem estava bem à minha frente”. 

Feminismo afro-americano

Considerada um novo talento da literatura africana e voz forte do feminismo afro-americano, a moderadora do bate-papo, Chimamanda Ngozi Adichie, 41 anos, é autora de best sellers como O Hibisco Roxo (Cia das Letras, 2011), que ganhou o prêmio Commonwealth Writers, Meio Sol Amarelo (Cia. das Letras, 2014), que virou filme e  ganhou o Prêmio Orange; e Americanah (Cia das Letras. 2014), que ganhou o National Book Critics Circle Award e foi nomeado um dos dez melhores livros de 2013 pelo The New York Times. Em 2012, Chimamanda publicou Sejamos Todos Feministas (Cia das Letras, 2015), e seu livro mais recente, Para Educar Crianças Feministas (Cia das Letras, 2017). 

Direitos e protagonismo das mulheres certamente será uma tônica da conversa entre Chimamanda Adichie e Michelle Obama. Cada ingresso (£ 25, cerca de R$ 120) inclui uma cópia em capa dura de Minha História. Todos os livros de Chimamanda – cujo discurso no TEDx inspirou música de Beyoncé (assista abaixo) – estão disponíveis no Brasil pela Companhia das Letras.  

Assista a palestra sincera e engraçada de Chimamanda Adichie, em que a escritora questiona os papéis dos gêneros, no TEDx Talks: