Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Michelle Obama: livro sobre sua vida é tema de bate-papoMichelle Obama: livro sobre sua vida é tema de bate-papo

Michelle Obama fala sobre sua biografia

(Londres, brpress) - Ex-primeira dama lança Minha História, publicado mundialmente em 13/11, em bate-papo com público, no Southbank Centre.

(Londres, brpress) – Depois de Hillary Clinton, que lançou seu livro What Happened, em outubro do ano passado, em Londres, Michelle Obama faz o mesmo caminho (preferencialmente, com mais cuidado para não cair na escadaria, como aconteceu com Hillary). Também no Southbank Centre, em colaboração com a Penguin Live, Michelle conversa sobre seu novo livro de memórias, Minha História (Becoming), com a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie. O evento acontece em 03/12, mas os ingressos começam a vender em 08/11. 

Refletindo sobre suas memórias, Michelle Obama convidará a audiência do Royal Festival Hall, no Southbank Centre, para uma imersão nas experiências que a moldaram – de sua infância no South Side de Chicago a seus anos como executiva, equilibrando as demandas da maternidade e do trabalho, até os oito anos ao lado do marido Barack Obama, na Casa Branca. Minha História será lançado mundialmente em 13/11, em 24 idiomas. Com 416 páginas, será publicado no Brasil pela Objetiva, do Grupo Companhia das Letras.

Público e privado 

Com a simpatia, honestidade e humor que fizeram de Michelle um ícone do sucesso afro-americano, ela promete conta triunfos e decepções – tanto públicos como privados. Espera-se um relato carregado de mensagens políticas, no calor das eleições legislativas dos EUA, em 06/11, dois anos depois das eleições presidenciais de 2016 que culminaram na vitória do atual presidente, Donald Trump. Dessa vez, os eleitores irão definir o desenho legislativo do país e o resultado será essencial para medir o poder que a gestão republicana terá nos próximos dois anos.

Michelle e Barack Obama também compraram os direitos do livro The Fifth Risk, de Michael Lewis, para transformá-lo numa série da Netflix sobre como funciona o governo dos Estados Unidos. O livro acompanha a forma de trabalhar dos departamentos de Energia, Agricultura e Comércio nos mandatos de Obama e Trump. Mas na conversa com o público londrino, Michelle deve ser concentrar em sua trajetória pessoal, marcada iniciativas sociais, como a Global Girls Alliance, plataforma que conecta apoiadores e investidores a comunidades e cidades onde há meninas fora da escola. 

“Qualquer pessoa física ou jurídica, em qualquer lugar do mundo, possa dar apoio à educação de meninas”, disse Michelle, no dia do lançamento, em 11/10, Dia Internacional da Menina pela ONU. Atualmente, seis projetos em seis paísestão disponíveis para receber contribuições financeiras: Washington, Uganda, Malawi, Índia, Gana e Guatemala. Michelle contou que teve a ideia na última viagem oficial de Obama. à Libéria, na África Ocidental. “Estive em uma sala de aula onde a única luz que vinha era do exterior. À medida que o tempo foi se fechando e as nuvens se acumulando, a sala inteira escureceu e eu tive dificuldade de ver os rostos de quem estava bem à minha frente”. 

Feminismo afro-americano

Considerada um novo talento da literatura africana e voz forte do feminismo afro-americano, a moderadora do bate-papo, Chimamanda Ngozi Adichie, 41 anos, é autora de best sellers como O Hibisco Roxo (Cia das Letras, 2011), que ganhou o prêmio Commonwealth Writers, Meio Sol Amarelo (Cia. das Letras, 2014), que virou filme e  ganhou o Prêmio Orange; e Americanah (Cia das Letras. 2014), que ganhou o National Book Critics Circle Award e foi nomeado um dos dez melhores livros de 2013 pelo The New York Times. Em 2012, Chimamanda publicou Sejamos Todos Feministas (Cia das Letras, 2015), e seu livro mais recente, Para Educar Crianças Feministas (Cia das Letras, 2017). 

Direitos e protagonismo das mulheres certamente será uma tônica da conversa entre Chimamanda Adichie e Michelle Obama. Cada ingresso (£ 25, cerca de R$ 120) inclui uma cópia em capa dura de Minha História. Todos os livros de Chimamanda – cujo discurso no TEDx inspirou música de Beyoncé (assista abaixo) – estão disponíveis no Brasil pela Companhia das Letras.  

Assista a palestra sincera e engraçada de Chimamanda Adichie, em que a escritora questiona os papéis dos gêneros, no TEDx Talks:

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate