Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Ronald Biggs em fotos na contracapa da nova edição de Odd Man Out: The Last Straw. DivulgaçãoRonald Biggs em fotos na contracapa da nova edição de Odd Man Out: The Last Straw. Divulgação

Ronnie Biggs lança autobiografia

(Londres, brpress) - O mais famoso ladrão de trens do mundo, o inglês Ronald Arthur Biggs, lança, aos 82 anos, a edição revista e ampliada de sua autobiografia Odd Man Out: The Last Straw.

(Londres, brpress) – O mais famoso ladrão de trens do mundo, o inglês Ronald Arthur Biggs, lança, aos 82 anos, a edição revista e ampliada de sua autobiografia Odd Man Out: The Last Straw (MPress, 464 págs., £19,99, somente em inglês), com pompa e cirscuntância, em Londres, na Shoreditch House, dia 17/11.

Se sua saúde debilitada permitir – ele obteve alvará de soltura do governo britânico em 06 de agosto de 2009, dois dias antes de seu 80o. aniversário –, Ronnie, como o ladrão-cantor-celebridade-bon vivant (ele viveu 35 anos no Rio de Janeiro) é carinhosamente chamado, promete fazer sua primeira aparição pública à imprensa, desde que saiu da prisão.

Desde que foi preso em 08 de agosto de 1963, com mais 15 comparsas, pelo maior roubo da história do Reino Unido, Ronnie Biggs começou a construir o mito em torno de si mesmo. Rebelde convicto, sua personalidade controversa começou a se esboçar já em 1947, quando se alistou na Royal Air Force, sendo dispensado com desonra, em 1949, por deserção.

Isso é um assalto

Depois de ferir gravemente um empregado, os ladrões se apoderaram de 2.6 milhões de libras (cerca de R$ 7.3 milhões), um recorde para a época. Biggs foi preso e condenado a 30 anos de prisão. Ele conseguiu fugir da prisão em 1965 e, depois de mudar de aparência graças a uma cirurgia plástica, viveu na Espanha, Austrália e no Brasil.

Falido e muito doente – mas nunca arrependido pelo roubo (o que lhe valeu o primeiro pedido de liberdade condicional negado pelo então primeiro ministro britânico Jack Straw), ele decidiu se entregar às autoridades britânicas em 2001, depois de ter permanecido foragido durante todo este tempo, legalmente impossibilitado de ser extraditado do Brasil para o Reino Unido. Sua viagem, num jato fretado, foi paga pelo jornal The Sun, que também teria pago mais de 44 mil libras, além das despesas relativas à viagem, em troca de exclusividade pela história.

Novos tempos

O novo livro promete atualizações da autobiografia de 1994 e ainda traz informações sobre os primeiros anos da vida no crime, fatos desconhecidos do Grande Roubo do Trem, como o episódio é conhecido (assim, com maiúsculas), sua fuga da prisão Her Majesty’s Prison Service, e sua fuga permanente, durante todos estes anos.

Em Odd Man Out: The Last Straw, Biggs narra também os dias recentes na prisão, as doenças, uma tentativa de sucídio, sua soltura e os dias depois de passar cerca de oito anos encarcerado.

Se Ronnie Biggs não é presença confirmada no lançamento, seu filho brasileiro Michael Biggs, o co-autor Chris Pickard e “amigos” – que incluem ex-integrantes do grupo punk Sex Pistols e o cineasta Julian Temple, cujo filme The Great Rock ‘n’ Roll Swindle tem vocais de Biggs – estarão a postos no lançamento, certamente um dos grandes acontecimentos do ano.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate