Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Muito romântico: Paul McCartney regrava canções de amor em novo disco com duas inéditas. DivulgaçãoMuito romântico: Paul McCartney regrava canções de amor em novo disco com duas inéditas. Divulgação

Macca versão 2.012

(brpress) - Paul McCartney prepara lançamento de 15o. álbum solo de estúdio, Kisses on the Botton, e conversa com Juliana Resende nesta quinta (19/01), em Londres.

(brpress) – 2012 começou com tudo para Paul McCartney. Neste mês de janeiro, o ex-Beatle prepara terreno para o lançamento de seu 15o. álbum solo de estúdio, Kisses on the Botton, que chega às lojas de todo o mundo em 07 de fevereiro. Esse disco já começa com uma  surpresa: será a primeira vez que Macca vai apenas cantar e não tocará nenhum instrumento.

    Enquanto disponibiliza as únicas músicas inéditas do CD para audição na web – primeiro My Valentine, composta em parceria com Eric Clapton, e depois a romântica Only Our Hearts, com participação de Stevie Wonder –, Paul virou manchete por conta da digitalização de todo seu arquivo pessoal.

    O novo portal paulmccartney.com dá acesso público à coleção particular da lenda da música pop com mais de um milhão de itens, incluindo gravações originais, fotos, vídeos de shows raros, peças publicitárias, memorabilia e muito mais. A biblioteca digital de Macca é fruto de um projeto em parceria com a HP, que disponibilizou uma ‘nuvem’ exclusiva para o ex-Beatle.

Enciclopédica

    No ano passado, a HP e a MPL Communications Ltd., empresa de Paul McCartney, trabalharam juntas para projetar, implantar e manter a biblioteca digital numa nuvem privada que cataloga e armazena uma extensa coleção pessoal, cobrindo mais de cinco décadas da vida do artista. Até então, a biblioteca digital podia ser acessada somente pela MPL Communications internamente.

    “Isso é realmente fantástico por que mesmo que eu esteja fazendo shows em qualquer lugar do mundo, posso acessar, por exemplo, a turnê do Wings em 1976. Instantaneamente, vêm todas as informações – textos pessoais e da crítica sobre tudo que aconteceu – e fotos relacionadas”, diz Paul. Quando alguém pesquisa um determinado álbum, encontra não somente as músicas, mas também informações adicionais associadas com as canções, incluindo as letras, fotos e vídeos.

    “A ideia é intrigar as pessoas e trazê-las ao nosso mundo com novos fatos, novas fotos, notícias sobre o que está acontecendo e o que já aconteceu, momentos dos bastidores e todas as outras coisas que podemos oferecer – e que ninguém mais pode”, conta McCartney. “O site agora tem a biblioteca digital da minha vida, e trará constantemente novos conteúdos da minha coleção pessoal para que haja sempre uma nova experiência aos visitantes”.

    O novo site também apresenta o reprodutor de música online – The Jukebox – para que os fãs possam utilizar a solução para ouvir músicas e criar listas de reprodução pessoais. Com apenas um clique, os fãs podem acessar as informações históricas de uma grande seleção de músicas ou discos de McCartney.

Standards

    Certamente será possível encontrar gravações originais de standards do jazz que encantam Paul ao ponto de ele tê-los regravado no novo disco, Kisses on the Bottom.

    Em seu site, o ex-Beatle conta que músicas que ouvia ainda bem jovem, fazem parte do repertório. “São canções nas quais John Lennon e eu baseamos muitas de nossas coisas. Eu sempre pensei que artistas como Fred Astaire eram muito legais. Compositores como Harold Arlen, Cole Porter, todos esses caras… A música deles é mágica”.

    Produzido por Tommy LiPuma e a cantora e compositora Diana Krall, o álbum abre com I´m Gonna Sit Right Down and Write Myself a Letter, sucesso de 1935, na voz do cantor e pianista Fats Waller. É de um dos versos da faixa que o ex-Beatle tirou o divertido título do disco, “Beijos no Traseiro” (em tradução livre), mas que, de acordo com a letra da canção, que fala sobre escrever uma carta de amor a si mesmo, com ”a lot of kisses on the bottom” (“muitos beijos no rodapé”), ganha outro sentido.

    Por “sentido”, leia-se romântico. Ao que tudo indica das canções já ouvidas na internet, Kisses on the Bottom é puro romantismo – a começar pelo fato de Paul ter cantado My Valentine, em seu casamento com a milionária Nancy Shevell, em outubro de 2011,  numa clara e singela homenagem à sua terceira mulher (depois da eterna Linda McCartney e da modelo Heather Mills).

    Nos intervalos entre um show e outro da turnê On the Run, que passou pelo Brasil, Paul McCartney trabalhou na gravação do CD, nos estúdios Capitol, em Los Angeles, Nova York e Londres – onde conversa com jornalistas de todo o mundo nesta quinta-feira (19/01), incluindo a editora-executiva da brpress, Juliana Resende.

    A produção de Kisses on the Botton é assinada por Tommy LiPuma e Diana Krall. A jazzista ainda cedeu sua competente banda de apoio para realizar toda a parte instrumental do disco – uma vez que Paul se dedica apenas aos vocais.

    Quanto ao repertório, o ex-Beatle teve ideia semelhante a de Kisses on the Botton com o disco Run Devil Run, de 1999, com covers de rocks dos anos 50 e três composições inéditas. Entre as regravações do novo disco, há canções de Sam Cooke (Home – When Shadows Falls), Ella Fitzgerald (It’s Only a Paper Moon) e Danny Kaye (The Inch Worms), com direito a coral infantil.

    Vale lembrar que outro medalhão do pop britânico, Rod Stewart ganhou milhões com os discos American Songbook, em que ele não se faz de rogado encarando seu lado crooner em belas, porém cheias de clichês, versões de pérolas da música americana.

Juliana Resende

Jornalista, sócia e CCO da brpress, Juliana Resende assina conteúdos para veículos no Brasil e exterior, e atua como produtora. É autora do livro-reportagem Operação Rio – Relatos de Uma Guerra Brasileira e coprodutora do documentário Agora Eu Quero Gritar.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate