Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

O aparecimento de mamas prejudica a interação social de garotos com o problema.acertenamidia.com.brO aparecimento de mamas prejudica a interação social de garotos com o problema.acertenamidia.com.br

Problema constrange adolescentes

(brpress*) – Crescimento das mamas, que também ocorre na andropausa, geralmente desaparece sozinho, mas cirurgia pode ser opção para evitar desconforto social.

(brpress*) – O uso de camisetas largas e a timidez podem esconder um problema comum entre garotos na puberdade: a ginecomastia ou o crescimento das mamas. O problema, que tem incidência de 65% entre jovens de 14 e 15 anos, desaparece no fim da adolescência. Mas também pode surgir nos primeiros dias de vida e na andropausa.

“O aparecimento da ginecomastia no adulto, principalmente no idoso, implica numa investigação de outras doenças que podem causar a anomalia, como problemas hepáticos ou até mesmo o câncer da mama masculino”, explica o cirurgião plástico e diretor do Centro de Medicina Integrada (SP), Ruben Penteado.

Tratamento

A anomalia, que tem três tipos – ginecomastia verdadeira (desenvolvimento da glândula mamária), pseudoginecomastia (excesso de gordura na região peitoral) e ginecomastia mista – geralmente regride sozinha. No entanto, há casos em que a cirurgia é indicada para solucionar o problema. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, 10% dos procedimentos em homens, cerca de 22 mil operações por ano, são realizados para a correção da anomalia.

“A cirurgia pode ser feita em qualquer fase da adolescência, pois a glândula mamária retirada não fará falta após o crescimento”, diz o médico, completando que o procedimento ajuda na autoconfiança dos jovens, possibilitando uma melhor integração social. Porém, as cicatrizes não devem ser descartadas.

“O estresse psicológico é a razão principal para a indicação cirúrgica, mas os resultados estéticos têm grande importância para esses pacientes, devendo-se considerar o tamanho da cicatriz e deixá-la o mais imperceptível possível”, diz Ruben Penteado.

A técnica cirúrgica a ser empregada depende do tipo e da severidade da ginecomastia, mas os procedimentos mais comuns são a lipoaspiração, lipoaspiração ultrassônica e mamoplastia redutora. A operação, que é feita no hospital, com anestesia local e sedação, dura entre 45 e 60 minutos.

Anabolizantes

Além das causas fisiológicas, a ginecomastia pode aparecer em decorrência do consumo de anabolizantes. “Presente nos anabólicos, usados para aumentar a massa muscular, a testosterona pode ser transformada pelo organismo masculino em estrogênio, um hormônio feminino. Como resultado, há o aparecimento de traços femininos no garoto, sendo o desenvolvimento de mamas um deles”, explica Penteado.

Medicamentos anti-hipertensivos ou antidepressivos também estão relacionados com o problema. No caso de homens de idade mais avançada, o uso de remédios para o tratamento de úlceras gástricas também favorece o aparecimento da ginecomastia.

(*) Com MW Consultoria de Comunicação.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate