
Helen Kirkum dá vida nova a tênis descartados
Designer parceira da Melissa produz modelos novos e desejados a partir de centenas de pares descartados. Por Andrea Kirst
(Londres, brpress) – Mais conhecida no Brasil pela parceria com a Melissa, a designer de calçados Helen Kirkum criou um produto altamente colecionável de maneira sustentável : os tênis. Trabalhando de modo artesanal unidades descartadas, Kirkum aposta numa produção limitada e desejada.
A brpress conversou com a designer no evento de sua marca durante a London Fashion Week Outono-Inverno 2023 (LFW AW23): a instalação Step Back, no Old Selfridges Hotel. Falamos sobre inspiração, processo de produção, parcerias, sustentabilidade e sobre o que move seu estúdio/atelier, em Londres, no dia-a-dia.
Esgotados
Conferimos a segunda coleção ready-to-wear da designer, Palimpsest, que traz quatro modelos em quatro cores e já esgotada no website da marca . São peças usáveis e únicas. O modelo Worn White, por exemplo, teve 76 unidades produzidas a partir de 2280 componentes de 456 pares de tênis usados.
Helen Kirkum seleciona e recicla tênis usados, construindo novos sapatos, como uma espécie de colagem, com emendas, etiquetas e costuras à mostra.



Parcerias e prêmios
Formada pelo Royal College of Art de Londres, em 2016, Helen Kirkum coleciona uma lista de parcerias de dar inveja a veteranos:Adidas, Reebok, Lacoste, Takashi Murakami x Complexcon, Bethany Williams, Yeezy, Asics e Timberland, além brasileira Melissa, para a qual criou o Tênis Melissa Core.
A designer inglesa ganhou o Prêmio Internacional de Suporte a Talentos em Acessórios e o Prêmio Vogue de Suporte a Talentos Internacionais. Participa do projeto New Gen, do British Fashion Council (BC), que patrocinou sua apresentação na London Fashion Week Outono-Inverno 2023, em fevereiro último.
(Andrea Kirst, especial para brpress)
Neste vídeo, Helen Kirkum mostra como é a produção da nova coleção:
#brpressconteudo #helenkirkum #reciclagem #upcycling #tênis #LFWAW23