Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Barulho para quem precisa de barulho

(São Paulo, brpress) - Se há até quem defenda ordem no caos, o barulho também pode ser música para alguns ouvidos. Isso é o que o Sinewave Festival, que reúne seis grupos, pretende provar neste final de semana, na Livraria da Esquina. Por Jarmeson de Lima.

(São Paulo, brpress) – Sinewave, ou, traduzindo, onda senóide, é uma das formas mais simples de onda sonora da natureza. Ela soa “limpa” ao ouvido humano e em formato gráfico, lembram as ondas do mar. Quando estas ondas são combinadas com outras formas, se tornam ondas complexas, que ao ouvido se assemelham a barulho por sua frequência irregular.

Mas mesmo no barulho existe ordem. E se há até quem defenda ordem no caos, o barulho também pode ser música para alguns ouvidos. Isso é o que o Sinewave Festival, que está em sua segunda edição, reunindo em dois dias seis grupos que se identificam bastante com a proposta do selo homônimo, pretende provar neste final de semana, na Livraria da Esquina.

De acordo com a turma do Sinewave, selo virtual independente, “noise (barulho) é o caminho”. O selo existe há mais de um ano e se dedica a manter viva uma cena de bandas experimentais, de post-rock e shoegazer. Todos os lançamentos do Sinewave são gratuitos. “É o que acontece na internet hoje – informação de graça. É uma filosofia que nasceu de projetos de software, com licenças sendo liberadas para uso gratuito”, defendem os produtores do selo Elson e Luiz Freitas.

Post-rock, shoegazers e outras barulheiras

Mas o Sinewave vai além do lançamento de discos virtuais e organiza também eventos presenciais para o público que é fã do estilo. “A gente curte post-rock, shoegazers e outras barulheiras, e tem bandas escondidas no Myspace e Last.fm que valem ser ouvidas”, afirmam os organizadores, ao selecionar os grupos desta edição.

Nenhuma delas, de fato, é muito conhecida. Passam ao largo das FMs, mas possuem um séquito fiel de fãs, que seguem religiosamente os passos de seus grupos preferidos neste amplo terreno que é a “música experimental”.

Herod Layne, Hoping To Collide With e Black Sea se apresentam neste sábado (28/11) e no domingo (29/11) é a vez dos grupos Duelectrum, Loomer e Allice. Em cada dia, o público terá a chance de se deparar com grupos que apostam tanto na psicodelia quanto em guitarras altas e distorções marcantes dos anos 90.

Pink Floyd

De todas estas, a mais curiosa é o Herod Layne, trio paulista que batizou a banda com títulos de músicas do Mogwai e do Pink Floyd. E foi com uma versão da clássica faixa Arnold Layne, que conseguiu uma projeção maior.

“Estar entre os top 10 em concurso promovido pelo David Gilmour (guitarrista do Pink Floyd) foi inegavelmente o empurrão inicial, e a repercussão dessa empreitada foi a centelha que faltava para que a tal consistência ‘tomasse corpo’. Começamos a ser mais procurados pela mídia e principalmente pelo público avant-garde, aqueles que sempre são os primeiros a fuçar e conhecer”, diz Elson, baixista da banda, em entrevista ao site Whiplash. Recentemente o Herod Layne se apresentou em Cuiabá, no Festival Calango, de onde saiu colecionando ótimas críticas.

Além das bandas, o Sinewave Festival conta com uma discotecagem de convidados bem especiais. Erick e Muriel, da banda Labirinto e Mario Bross, da Wry, vão selecionar suas músicas favoritas para o público, respectivamente no sábado e no domingo, nos intervalos de cada show.

Os ingressos para cada dia de festival custam R$ 10,00 e o evento ainda conta com sorteios de discos dos selos parceiros Midsummer Madness e Dissenso.

II Sinewave Festival

Sábado – 28/11 – A partir das 21h

Shows com Herod Layne, Hoping to Collide With e Black Sea

Domingo – 29/11 – A partir das 18h

Shows com Duelectrum, Loomer e Allice

Livraria da Esquina – Rua do Bosque, 1254; sinewave.com.br/festival

(Jarmeson de Lima/Especial para brpress)

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate