
Banana inibe replicação
(brpress) – Estudo de universidade americana indica que proteína presente na fruta consegue evitar propagação do vírus da Aids, mas produto à base da substância está distante.
(brpress) – Um estudo da Universidade de Michigan, EUA, publicado na última segunda-feira (22/03), pela revista Journal of Biological Chemistry, aponta que a lectina BanLec – um tipo de proteína presente na banana – pode prevenir a replicação do HIV, por ser inibidor natural e bloquear o vírus antes da fixação nas células sanguíneas.
As lectinas são uma classe de proteína capaz de identificar invasores, se ligando aos carboidratos destes para impedir a propagação. O HIV possui uma rica camada de carboidratos e por isso a BanLec pode funcionar como uma espécie de bloqueio da infecção.
O HIV sofre mutações que dificultam a ação de medicamentos, mas para os pesquisadores isto é mais difícil de ocorrer com as leticinas – que podem se ligar aos carboidratos na superfície do invasor. Por isso, o vírus precisaria estar em constante mutação para evitar o “ataque”.
Preço
Os pesquisadores acreditam que a utilização da proteína BanLec seria uma opção mais barata em comparação aos atuais coquetéis antivirais. Além disso, os cientistas estimam que a cada duas pessoas com acesso a tratamento, cinco contraem o vírus.
Um gel ou creme feito à base de BanLec para ser aplicado nos órgãos sexuais pode ajudar no combate à doença. Porém, os pesquisadores enfatizam que demorará anos para a utilização da proteína no mercado. Por isso, é importante sempre utilizar métodos de prevenção, como preservativos, e de tratamento já conhecidos.
(*) Com informações do site SIS Saúde.