
Prevenção com gel
(brpress) – Testes realizados na África do Sul indicaram que substância se mostrou eficaz para evitar contaminação pelo vírus.
(brpress) – Um estudo realizado na África do Sul, pelo Centre for the Aids Programme of Research in South Africa (Caprisa), e publicado na revista científica Science indica que a utilização de um gel vaginal contendo o medicamento anti-HIV Tenofovir diminuiu, em aproximadamente 39%, as chance de infecção pelo vírus nas mulheres que utilizaram o produto – chegando a 54% de eficiência de acordo com a frequência de uso.
Caso seja confirmada a eficácia do medicamento, esta seria a primeira vez que um gel microbicida consegue ter resultados efetivos na prevenção à doença. Segundo os cientistas, o produto foi eficiente e seguro quando utilizado 12 horas antes da relação sexual e 12 horas depois, por mulheres na faixa etária entre 18 e 40 anos.
Estudo
Os testes envolveram 889 mulheres da cidade de Durban e de um vilarejo rural, que utilizaram o produto conforme recomendação. O grupo recebeu também preservativos e orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis, além de passar por exames mensais para detecção do vírus HIV.
Dois anos e oito meses depois do início da pesquisa, 98 mulheres foram diagnosticadas com o vírus, sendo 38 no grupo do gel e 60 entre as que usaram placebos – número que representa uma queda de 39%.
Ainda de acordo com o estudo, o medicamento reduziu o risco de contaminação por HIV em cerca de 50% nos 12 primeiros meses, diminuindo a eficácia nos períodos seguintes.