Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

O fotógrafo Sebastião Salgado na campanha Brasil: Salve os Awá. Foto: DivulgaçãoO fotógrafo Sebastião Salgado na campanha Brasil: Salve os Awá. Foto: Divulgação

Campanha mobiliza celebridades pelos Awá

(Londres, brpress*) - Massacre da 'tribo mais ameaçada do mundo' ganha destaque na Europa e adesão de famosos, como Vivienne Westwood e Sebastião Salgado.

(Londres, brpress*) – Se o governo brasileiro  se sente ou não sob crescente pressão com o novo anúncio da Survival International ‘Pare de Reclamar’, sobre a tribo mais ameaçada do mundo que chegou a milhões de leitores ao redor do mundo, não é sabido. Mas o tema ganhou destaque  em países como Reino Unido, França, Alemanha, Austrália, Itália, Espanha, Japão e muitos outros.

    A história angustiante de Karapiru, um homem da tribo Awá na Amazônia brasileira, que testemunhou o massacre de sua família nas mãos de pistoleiros e fugiu para a floresta onde viveu durante 10 anos, apareceu em revistas renomadas como a Vanity Fair, House & Garden, Psychologies e publicações do American Express: as revistas Centurion e Departures.

Extinção?

    Os Awá são a tribo mais ameaçada do mundo, uma vez que madeireiros destroem a sua floresta mais rápido do que em qualquer outro território indígena na Amazônia brasileira. A campanha exige que o governo brasileiro expulseos madeireiros, invasores e fazendeiros ilegais da terra dos Awá.

    Haikaramoka’a, um homem Awá disse a Survival: ‘Os madeireiros estão mexendo na nossa mata. Temos medo e não estamos mais isolados”. 

    Engajamento

    Um ano após o ator Colin Firth lançar a campanha da Survival International para salvar os Awá, um grande número de celebridades internacionais se juntaram a ele e sua mulher Livia no apoio da campanha urgente.

    O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, a estrela de Hollywood Gillian Anderson, a estilista britânica Vivienne Westwood, a banda californiana de rock Allah-Las, os atores Mark Rylance, Sophie Okonedo, Emilia Fox, Sinead Cusak e as estrelas da série Game of Thrones Oona Chaplin, Natalia Tena e Finn Jones estão entre as celebridades fotografadas com o ícone Awá que diz ‘Brasil: Salve os Awá’.

    Gillian Anderson declarou à Survival: ‘Nós precisamos acordar coletivamente como seres humanos e ajudar a salvar os Awá. Não podemos ver um povo ser extinto devido à negligência e cobiça de alguns. Todos temos esse dever’.

        O diretor da Survival Stephen Corry disse hoje, ‘Os Awá estão sendo destaque na mídia em todo mundo e o Brasil está se tornando sinônimo de fracasso ao não salvar a tribo mais ameaçada do mundo. Com a Copa do Mundo e as Olimpíadas impulsionando o Brasil para o centro das atenções, o governo precisa agir rápido para salvar a sua reputação internacional’.

(*) Com informações da Survival International, ONG que ajuda os povos indígenas a defender suas vidas, proteger suas terras e determinar seu próprio futuro, desde 1969.