Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Rinite alérgica atinge 30% dos brasileiros

(brpress*) - Com a chegada do inverno, o tempo mais seco diminuem as defesas e secreções das vias aéreas deixando-as mais vulneráveis; especialista desaconselha uso de umidificador de ar.

(brpress*) – Entupimento nasal, coriza, espirros e coceira no nariz, garganta e olhos são os principais sintomas da rinite alérgica, uma das doenças alérgicas que mais atingem os brasileiros, especialmente com a chegada do inverno. Segundo informações da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI), cerca de 30% da população sofre de rinite alérgica, e aproximadamente 80% dos asmáticos também têm rinite.

Mais comum na infância, a rinite também pode levar a complicações como otites, sinusites, roncos, respiração bucal, e até a alterações na posição dos dentes.

Locais fechados

Segundo a dermatologista Kátia Lutfi, o inverno e o tempo mais seco diminuem as defesas e secreções das vias aéreas deixando-as mais vulneráveis aos alérgenos, que são todas as substâncias capazes de desencadear uma reação alérgica. Além disso, explica Kátia, as pessoas tendem a passar mais tempo em locais fechados e com maior aglomeração, o que facilita o contato com os agentes causadores das alergias.

O otorrinolaringologista Gabriel Massot, membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e da Sociedade de Otorrinolaringologia do Rio de Janeiro, alerta que as crises de rinite, por exemplo, podem piorar no inverno devido ao resfriamento do ar, que faz aumentar a secreção nasal, gerando um processo inflamatório.

Umidificadores

Nos casos de rinite, o especialista ainda desaconselha o uso de umidifadores de ar, que podem aumentar o processo inflamatório. “Durante a rinite há mais produção da secreção nasal. Se o umidificador for usado, pode piorar esse processo inflamatório. O aparelho deve usado quando há ressecamento da mucosa nasal, geralmente em lugares onde a umidade do ar é baixa”, ressalta.

Para evitar uma crise de alergia, o médico aconselha eliminar qualquer tipo de umidade, mofo, poeira, infiltrações em paredes ou chão do ambiente e ainda evitar carpetes, bichos de pelúcia e objetos que possam acumular poeira, se agasalhar bem, não pisar no chão frio e não tomar banho muito quente.

Com informações da Ayla Meireles Comunicação.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate