Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

James Joyce: personagem Leopold Bloom de seu livro Ulisses deu origem ao Bloomsday.DivulgaçãoJames Joyce: personagem Leopold Bloom de seu livro Ulisses deu origem ao Bloomsday.Divulgação

Bloomsday à brasileira

Brasil tem maior Bloomsday fora da Irlanda, celebrando odisséia do personagem Leopold Bloom, no livro Ulysses, de James Joyce, em 16/06.

(brpress) – O Brasil pouco tem de laços com a Irlanda, mas quem diria, sedia atualmente o maior Bloomsday do mundo fora da Irlanda. São 24 eventos em 10 cidades brasileiras, celebrados em 16/06, em decorrência do livro Ulysses, do escritor irlandês James Joyce. O clássico narra a odisséia do personagem Leopold Bloom, durante 16 horas do dia 16 de junho de 1904. A passagem é considerada um dos marcos da literatura contemporânea

Reza a lenda que a data foi o dia em que Joyce fez sexo pela primeira vez com sua futura companheira, Nora Barnacle. . Por isso, comemora-se o Bloomsday.

O motivo do boom do Bloomsday à brasileira? Ninguém sabe. Até David Norris, diretor do James Joyce Centre, em Dublin, mandou cumprimentos ao mais carioca dos irlandeses Peter O’Neill, criador e mantendor de uma dos mais completos sites sobre links entre Brasil-Irlanda, o Visite Irlanda, e grande entusiasta de eventos irlandeses em Terra Brasilis. Quanto ao Bloomsday em si, só há uma certeza: é a única efeméride em todo o mundo dedicada a um personagem de livro, excetuando-se a Bíblia.

Nonsense

Sempre com um indispensável toque de nonsense, o Bloomsday é comemorado democraticamente pelos amantes da obra de Joyce em pubs nas quatro esquinas do planeta, com diversos eventos oficiais e não oficiais. O que vale é relembrar os acontecimentos vividos pelo personagem de Ulisses pelas ruas de Dublin.

Global

Há controvérsias sobre quando o Bloomsday começou a ser de fato comemorado. Alguns especialistas indicam 1925, três anos após o lançamento do livro; outros afirmam que foi na década de 1940, logo após a morte de James Joyce, enquanto a hipótese mais aceita indica que foi em 1954, na data do quinquagésimo aniversário do dia retratado em Ulysses.

Hoje o Bloomsday é uma efeméride inserida no calendário cultural de vários países, cada vez menos restrita ao fechado círculo dos leitores das cerca de 900 páginas da obra – considerada de difícil compreensão. É uma festa que pode acontecer em qualquer lugar onde se leia ou se discuta James Joyce e Ulysses.

Caso você, incauto e intrigado leitor, queira se aventurar pela surreal saga de Bloom, aqui vão algumas cidades que estão no mapa do labiríntico Bloomsday no Brasil:

São Paulo – Celebrado há 24 anos.

Natal – Celebrado há 25 anos.

Belo Horizonte – Celebrado há 21 anos.

Santa Maria (RS) – Celebrado há 18 anos.

Brasília – Celebrado há 4 anos.

#brpressconteudo #jamesjoyce

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate