
Graciliano reeditado e inédito
(Recife, brpress) - Seminários na Academia Pernambucana de Letras fecham ciclo, que inclui lançamentos de textos desconhecidos e caixa.
(Recife, brpress) – Outubro é mês de celebração dos 120 anos do nascimento de Graciliano Ramos (1892-1953), gigante da literatura nacional que será o autor homenageado da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) de 2013. Antes, a Editora Record, que publica toda a obra do alagoano, lança um livro inédito, uma caixa com seus quatro romances e realiza um seminário, que termina nesta segunda e terça (29 e 30/10), às 19h30, na Academia Pernambucana de Letras (informações abaixo).
O primeiro lançamento é a coletânea de inéditos Garranchos, um volume com mais de 80 textos produzidos entre os anos 1910 e 1950, preciosidades que estavam esquecidas em velhos periódicos e acervos de todo o país e que agora chegam ao público.
Garranchos, que chega às livrarias nestasemana, reúne textos produzidos em diferentes momentos da trajetória artística, intelectual e política de Graciliano. Os escritos foram organizados pelo pesquisador Thiago Mio Salla, doutor pela USP e um dos mais proeminentes estudiosos de Graciliano.
O Ladrão
No livro, estão reunidas crônicas, epigramas, artigos de crítica literária, discursos políticos, cartas publicadas na imprensa, o primeiro ato de um a peça de teatro, além de um conto juvenil intitulado O Ladrão, datado de julho de 1915, entre outros textos até agora desconhecidos.
Por mais de sete anos, Thiago Mio Salla garimpou acervos de todo o país em busca destes valiosos achados até então jamais reunidos e publicados em livro. Ao trazer à tona o universo do escritor, Garranchos reúne informações sobre os mais diferentes assuntos e personalidades da primeira metade do século 20.
Caixa
A Record lança também uma caixa com os quatro romances publicados entre 1933 e 1938: Caetés, São Bernardo, Angústia e Vidas Secas.
No texto de apresentação dos volumes, o escritor Cristovão Tezza fala da permanência da obra de Graciliano: “Em apenas quatro romances […], Graciliano Ramos construiu uma obra ficcional impressionante que permanece referência incontornável da nossa literatura. O Brasil denso e despojado que emerge de seus livros continua vivo, desafiando o leitor.”
Seminário Graciliano Ramos – 120 anos
Segunda-feira (29/10)
Participantes: Ronaldo Correia de Brito e Lourival Holanda
Tema: “A ética do escritor e a compreensão de seu papel como intelectual, artista e cidadão”. O papel do escritor enquanto intelectual e artista, tendo em vista as relações de poder a que está submetido, e suas preocupações, sobretudo, éticas.
Mediador: Mario Hélio
Terça-feira (30/10)
Participantes: Alcides Vilaça e Raimundo Carrero.
Tema: A obra de Graciliano Ramos publicada pela Record.
Mediador: Mario Hélio
Academia Pernambucana de Letras – Av. Rui Barbosa, 1596, Graças