Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Milton Hatoum é o convidado de março das Rodas de Leitura.editor1984.blogspot.comMilton Hatoum é o convidado de março das Rodas de Leitura.editor1984.blogspot.com

Hatoum discute clássicos

(Rio de Janeiro, brpress) - Escritor Milton Hatoum é o convidado de março das Rodas de Leitura, nesta segunda-feira (14/03), às 18h, na Biblioteca Nacional.

(Rio de Janeiro, brpress) – Ganhador de  quatro Prêmios Jabuti, o escritor amazonense Milton Hatoum é o convidado de março das Rodas de Leitura, apresentando a palestra Clássicos da Contemporaneidade: Uma Leitura de Dois Irmãos, nesta segunda-feira (14/03), às 18h, na Biblioteca Nacional.

De volta ao cenário cultural carioca desde dezembro do ano passado, as Rodas de Leitura vão mergulhar o público no universo dos grandes textos, aqueles que podem ser considerados clássicos.

‘Novo pode já nascer clássico’

Mas afinal, o que é um clássico? Na opinião da criadora e coordenadora das Rodas, Suzana Vargas, “não se deve confundir clássico com antigo, pois o novo pode já nascer clássico. Assim como um bom texto será sempre novo, bastando ao leitor descobrir sua contemporaneidade.”

E, para reforçar esse ponto de vista, o premiado e contemporâneo Milton Hatoum, autor de alguns “clássicos” já consagrados pelo público e pela crítica, vai debater seu livro Dois Irmãos, vencedor do Jabuti de 2001, na categoria Romance.

Adaptações

Neste romance de intensa dramaticidade, Hatoum narra a história de dois irmãos gêmeos – Yaqub e Omar – e suas relações com a mãe, o pai, a irmã e, de outro lado, com a empregada da família e seu filho, um menino cuja infância é moldada justamente por esta condição: ser o filho da empregada.

Dois Irmãos vai virar minissérie da Globo, com roteiro assinado por Maria Camargo, notória admiradora dos livros de Milton Hatoum, e direcção de Luiz Fernando Carvalho. “As filmagens devem começar no segundo semestre”, disse o escritor ao jornal A Crítica, de Manaus. A adaptação de Dois Irmãos será, na realidade, em formato de longa-metragem com interface também para minissérie. A previsão é que ele seja exibido ainda em 2011.

Os direitos dos outros dois livros foram comprados pela produtora Matizar. Órfãos do Eldorado será a estreia de Guilherme Coelho na direção de um longa-metragem. Ele é autor do documentário Fala Tu. Relato de um Certo Oriente é considerado por Milton Hatoum um romance mais difícil de adaptar. “Mas o Marcelo Gomes topou o desafio e acho que a Maria Camargo vai ajudar na consultoria. Ela gosta do meu trabalho e é uma ótima roteirista”, disse. Gomes é diretor de Cinema, Aspirinas e Urubus.

Milton Hatoum é escritor, tradutor e professor. Lecionou literatura francesa na Universidade Federal do Amazonas (1984-1999) e foi professor visitante da Universidade da Califórnia, em 1996. Autor de Relato de um Certo Oriente (Prêmio Jabuti de Melhor Romance, em 1989); Dois Irmãos (Prêmio Jabuti, de 2001, e eleito melhor romance brasileiro entre 1990-2005); Cinzas do Norte (vencedor de cinco prêmios); Órfãos do Eldorado; A Cidade Ilhada e outros.

Entrada franca.

Biblioteca Nacional – Av Rio Branco, 219 (21) 3095-3879

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate