Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

‘Livro-disco’ ganha Pulitzer

(brpress) - Crescida na cena punk de São Francisco, Jennifer Egan, que venceu prêmio por A Visit from the Goon Squad, diz que seu romance "é como um álbum".

(brpress) – Entre os vencedores do Pulitzer 2011, o prêmio de literatura, jornalismo e artes de maior prestígio nos Estados Unidos, anunciado na última segunda-feira (18/04), pela Universidade de Columbia, em Nova York, chama atenção a vencedora na categoria ficção: a escritora Jennifer Egan.

Crescida na cena punk de São Francisco (EUA), a autora venceu por A Visit from the Goon Squad, “um romance que é como um disco, que vai seguindo de canção em canção, de assunto em assunto”. Ela continua a explicação: “Cada capítulo/canção têm vida própria, mas contribuem para formar um todo, num contexto vital”.

Inovador

O livro, que ganhou o National Book Critics Circle Award em 2010, é “inovador na estrutura narrativa” para o júri do Pulitzer, que o classificou ainda como “uma inventiva investigação sobre o processo de amadurecimento e sobre como isso pode acontecer na era digital, onde mudanças culturais acontecem a uma velociade atípica”.

De fato, o tempo é a figura central do livro de Egan, que retrata personagens da indústria da música, que estão interligados. “Este livro é sobre tempo – e tempo e música estão tão conectados”, disse Egan ao The Brooklin Paper. “Revisitamos nosso passado por meio de canções que  nos dizem tanto sobre nós, em certos períodos”, continua a autora.

Velhos tempos

Egan escreve com conhecimento de causa sobre o impacto da tecnonogia e do compartilhamento de arquivos digitais nos anos 2000, mas os capítulos mais interessantes e pulsantes são os em que descreve a cena punk de São Francisco, nos anos 70 e 80.

Alguns críticos classificam A Visit from the Goon Squad como romance, outros como coleção de contos. Ainda não se sabe quando o livro será lançado no Brasil. Uma História a Três, livro de Jennifer Egan que deu origem a filme homônimo de 2001 com Cameron Diaz, foi o único título da autora publicado no país. Em 2001, a Record editou o livro que está fora de circulação.

O prêmio em dinheiro para cada um dos vencedores é de US$ 10 mil (cerca de R$ 16,4 mil).

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate