
Mais gente na Flip
(Rio de Janeiro, brpress) – Polêmica cubana Wendy Guerra, quadrinista Gilbert Shelton e William Kennedy são as novas atrações confirmadas.
(Rio de Janeiro, brpress) – A pouco mais de três meses do início da 8ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), mais três autores confirmam presença no evento. Esta semana, foi a vez de a cubana Wendy Guerra e os americanos Gilbert Shelton e William Kennedy marcarem suas vindas ao Brasil. De 04 a 08/08 estarão na cidade do sul fluminense.
Satisfação a Fidel
Antes mesmo de ter o seu primeiro livro publicado no Brasil, a cubana Wendy Guerra já gera polêmica. A troca de correspondências com seu editor brasileiro fez com que a escritora fosse chamada pelo governo de Cuba para prestar satisfação.
O livro Nunca Fui Primeira Dama traz à tona Nadia Guerra, alter ego ficcional da autora.
Obcecada pela ideia de encontrar a mãe, Nadia faz uma viagem ao passado e às salas escuras do regime cubano. Nesse trajeto, descobre que sua mãe se viu forçada a abandonar a filha e o país ao tentar publicar um romance sobre Celia Sánchez, secretária pessoal de Fidel Castro.
Mais Cuba e contracultura
Nesta Flip, não apenas Wendy e sua Nadia Guerra terão histórias a contar sobre Cuba. O americano William Kennedy reescreve suas memórias, relembrando o ano de 1959 – quando eclode a revolução cubana, ele está morando em Porto Rico e editando um jornal em San Juan, para o qual escreve matérias sobre Fidel Castro. E é esse mesmo Fidel que, ao lado de Ernest Hemingway, surge como personagem no livro que Kennedy está escrevendo.
Não menos polêmico, o quadrinista Gilbert Shelton vai levar o movimento da contracultura americana para a Flip. Criador da consagrada HQ underground The Fabulous Furry Freak Brothers, Shelton trabalha atualmente na série Not Quite Dead, sobre a banda de rock de menos sucesso no mundo. Shelton virá ao Brasil com sua esposa, a agente literária de Robert Crumb, também já confirmado para a Flip, Lora Fountain.
Entre os nomes já confirmados para a edição de 2010 da Flip estão os ingleses Terry Eagleton e William Boyd, o irlandês Colum McCann, o indiano Salman Rushdie, o israelense Abraham B. Yehoshua, a iraniana Azar Nafisi, o brasileiro Fernando Henrique Cardoso e os americanos Lionel Shriver, Robert Darnton e Robert Crumb.