Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Antonio SkármetaAntonio Skármeta

Pinochet no alvo de Skármeta

(brpress) - Novo livro do autor de O Carteiro e o Poeta, patrono da Feira do Livro de Santa Cruz do Sul, acerta contas com ditadura chilena.

(brpress) – Um dos mais importantes escritores da literatura latino-americana contemporânea, o chileno Antonio Skármeta – autor de O Carteiro e o Poeta, sucesso mundial que serviu como base para o filme homônimo, com cinco indicações ao Oscar – é o patrono da 25ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul (RS), no Rio Grande do Sul, que acontece de 28/08 a 1°/09, na qual ele estará presente em diversas ocasiões.

    Skármeta, que, nesta quarta (29/08), às 10h, será homenageado no Palco da Praça, tem lançados no Brasil os livros O Biscoitinho Chinês (infantil) e O Dia em que a Poesia Derrotou um Ditador (Ed. Record, 224 págs., R$ 32,90). No romance, em que retoma a relação entre pais e filhos e o qual é ambientado no fim da ditadura do general Augusto Pinochet no Chile (1973-1990).

Tempos difíceis

    Segundo o jornal El País, o romance “coloca em ordem a tragédia e a esperança daqueles tempos confusos”. Skármeta tece uma narrativa impactante sobre momentos difíceis da história e sobre como a alegria conseguiu devolver as cores a um país silenciado.

    Em uma quarta-feira de 1988, Santos, professor de filosofia de uma das escolas mais tradicionais de Santiago, é levado pela polícia durante uma de suas aulas. Prisões como aquela não são raras no Chile de então, mas para Nico, que assiste à cena junto aos outros alunos, dessa vez é diferente. Ele é filho do professor, e a partir desse momento a única coisa que pode fazer é buscar um meio de ter o pai de volta.

    Enquanto isso, a família de Patricia Bettini também sente os efeitos da ditadura instaurada em 1973. Seu pai, Adrián Bettini, outrora um bem-sucedido publicitário, entrou para a lista negra do regime e sobrevive fazendo pequenos trabalhos informais.

35 idiomas

    Antonio Skármeta nasceu em Antofagasta (Chile) e formou-se em filosofia e literatura na Universidade do Chile e em Columbia, em Nova York. Seus romances e contos foram traduzidos para 35 idiomas.

    É autor ainda, entre outros livros, de Um Pai de Cinema e Neruda por Skármeta. Recebeu importantes prêmios literários internacionais, como o Médicis, a Medalha Goethe e o Prêmio Mundial de Literatura Infantil da Unesco. Foi embaixador do Chile na Alemanha de 2000 a 2003, e hoje vive em seu país, dedicando-se apenas à literatura.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate