Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Os 50 + Importantes Livros em Sustentabilidade reúne quase tudo sobre ambientalismo. Foto: Alan Rodriguez

Meio ambiente para ler

(brpress) - Publicação reúne os 50 mais importantes livros sobre sustentabilidade, em menos de 100 dias para a Rio + 20. Por Sérgio Corrêa Vaz. 

(brpress) – O título já diz tudo: Os 50 + Importantes Livros em Sustentabilidade (Editora Peirópolis com Instituto Jatobás, 272 págs., R$ 30,00). A publicação, recém-lançada no Brasil, resume os 50 livros mais relevantes em sustentabilidade escritos nas últimas décadas, segundo três mil alunos e pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. O lançamento acontece a 100 dias para o começo da Conferência Internacional Rio + 20, marcada para 13 a 22 de junho.

    A ideia de condensar diversas reflexões e propostas variadas sobre economia verde, tema definido como central pela ONU para a Rio + 20, vem a calhar num momento em que mais pessoas buscam informações para se posicionar diante de assuntos e decisões-chave sobre questões que vão afetar a todos – direta ou indiretamente. Exemplos?

Código Florestal e agrotóxicos

A controvertida nova versão do Código Florestal brasileiro, redigida pelo Senado e em tramitação na Câmara dos Deputados, e o excesso de agrotóxicos na agricultura do Brasil. Ao atingir a cifra de US$ 7 bilhões ao ano em consumo de “defensivos” agrícolas, o país consagrou-se campeão por dois anos consecutivos na categoria, ultrapassando a posição tradicional até então dos EUA.

Tempo curto

Professor sênior do Programa de Sustentabilidade da Universidade de Cambridge, o autor e coordenador da publicação, Wayne Visser, afirma que “se quisermos efetivamente criar um futuro sustentável (o que até agora não estamos conseguindo fazer), teremos de compartilhar e aplicar em cada país as melhores ideias dos líderes pensadores de todo o mundo”.

Para Visser, “os desafios são enormes e o tempo curto para resolvê-los”. O motivo é simples assim: “Não podemos nos dar ao luxo de perder tempo e esforços repetindo erros ou reinventando ideias de outros”.  Ele é autor de mais de 13 livros sobre meio ambiente e sustentabilidade e diretor da CSR International, centro inglês de pesquisas na área de meio ambiente.

Revolução Industrial à revolução ambiental

“A Inglaterra tem sido a referência de produção do conhecimento sobre meio ambiente”, diz Eduardo Jorge, secretário do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo. “A mesma Inglaterra responsável pela Revolução Industrial agora está na linha de frente das questões ambientais”, compara o secretário.

“Para falar de sustentabilidade é preciso falar de consciência”, afirma Beth Feffer, presidente do Instituto Jatobás, que optou pela publicação desse livro como o primeiro de seu selo editorial. “Quem dera pudéssemos estar dentro da nave espacial na missão Apolo 14, quando o astronauta Edgar Mitchell viu a Terra do espaço e deu-se conta de que esse planeta luminoso é a casa de 7 bilhões de humanos e trilhões de outras formas de vida – todas interligadas”.

“Fomos à Lua como cientistas e voltamos como humanistas”, declarou o astronauta, o sexto homem a pisar no satélite, em 1971.

Economia circular

“O ambientalismo convencional não foi capaz de tocar ‘corações e mentes’ “, ressalta Rachel Biderman, consultora em sustentabilidade. Talvez isso explique a ascensão de grupos mais radiciais que promovem ações midiáticas.como o Extinction Rebellion. “A ONU tem tido um papel estratégico em indicar como organizar a presença humana no planeta Terra”, acredita Biderman. Para ela, a Rio+20 deverá trazer à tona dois grandes temas: economia circular, como mecanismo para a erradicação da pobreza, e propostas de estruturas institucionais para o Desenvolvimento Sustentável. 

Pra ontem

“Angústia”. É o sentimento dominante no engenheiro florestal e diretor de Meio Ambiente do Instituto Ecofuturo, Paulo Groke. “Qualquer um que esteja se dedicando às questões ambientais está angustiado. Há uma dificuldade de perceber que estamos à beira do abismo. Os avanços obtidos estão muito aquém do necessário”, afirma.

“O manejo do planeta Terra é o nosso plano maior de manejo. Tívéssemos aplicado 10% das propostas já feitas não estaríamos em uma situação tão delicada”, diz Paulo Groke.
 

Grandes nomes

Os 50 + Importantes Livros em Sustentabilidade traz entrevistas e breves biografias de autores como Rachel Carson (do pioneiro Primavera Silenciosa), dos economistas Jeffrey Sachs e Joseph Stiglitz, Aldo Leopold (precursor do ambientalismo nos Estados Unidos), Buckminster Fuller (arquiteto, engenheiro, inventor e designer), Herman Daly (ex-economista-chefe do Departamento Ambiental do Banco Mundial, ao qual foi atribuída a ideia de “crescimento deseconômico”) e E.F. Schumacher (economista e estatístico inglês, autor de Small is Beautiful, considerado um dos 100 livros mais importantes do Pós-Guerra).

(Sérgio Corrêa, especial para brpress)

#brpressconteudo #meioambiente #economiacircular #desenvolvimentosustentavel #rio+20 #emergenciaclimatica #sustentabiooidade

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate