Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Mettalica: grande biografia para uma grande banda. DivulgaçãoMettalica: grande biografia para uma grande banda. Divulgação

Metallica: assim tem acontecido

(brpress) - Da invenção do thrash à sobrevivência nos anos grunge, passando pela batalha contra o Napter, jornalista biografa ícone do metal e não poupa os problemas.

(brpress) – Formada em 1981, misturando os riffs poderosos da New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM) com a atitude punk, a banda Metallica criou seu próprio gênero: o thrash. Foi seguida por Slayer, Anthrax e Megadeth, mas nunca quis ficar restrita a esse rótulo. É dele que o jornalista britânico Mick Wall, que acompanha a banda desde o início, quis fugir ao escrever o livro Metallica – A Biografia ( Ed. Globo, 472 págs., R$ 49,90), lançado no Brasil.

    Trinta anos depois, superou todas as expectativas e hoje é considerada a maior banda de metal de todos os tempos.
Em 2011, a revista britânica Kerrang! a elegeu como a banda de rock mais influente das últimas três décadas. Também foi a mais votada pelos brasileiros para estar no Rock in Rio 2011.

Problemas existem

    Mas não foi uma trajetória tranquila nem isenta de problemas. A parceria entre Lars Ulrich – extrovertido jovem dinamarquês fã de Deep Purple – e James Hetfield – garoto americano com cara de poucos amigos, criado numa família ultrarreligiosa e atormentado pelo alcoolismo – deu origem a algumas das músicas mais incríveis do gênero.

    O Metallica passou por todos os clichês do rock: sexo, drogas, bebidas e mulheres. Também sofreu com a morte de um de seus principais membros, o baixista Cliff Burton, em um acidente de ônibus na Suécia,  em 1986.

    A banda sofreu críticas quando tentou se reinventar durante os anos do grunge e quase chegou ao fim depois de atacar os próprios fãs no caso Napster. Depois de tantas mudanças, muita terapia e um novo baixista, o Metallica continua lotando estádios em todo o mundo com seus shows.

O autor

    Mick Wall, conceituado jornalista britânico especializado em música, é ex-editor da revista Classic Rock. Ele também colaborou para Mojo, The Times e outras publicações ao redor do mundo, apresentou programas na Sky TV, Radio 1 e Capital Radio, e apareceu em incontáveis documentários sobre música na BBC.

    Em mais de trinta anos de carreira, entrevistou as principais bandas e artistas do rock internacional. É autor de Led Zeppelin: quando os gigantes caminhavam sobre a Terra e de Appetite for destruction, uma coletânea de artigos sobre bandas de rock. No momento, prepara uma biografia do AC/DC.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate