Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

FOTO - Jacira Camasmie: chef e chic num tempo onde as duas coisas ainda não se associavam.jornale.com.brFOTO – Jacira Camasmie: chef e chic num tempo onde as duas coisas ainda não se associavam.jornale.com.br

Receitas da ‘Julia Child’ brasileira

(São Paulo, brpress) - Com lançamento nesta terça-feira (10/08), A Arte Culinária de Jacira Camasmi reúne histórias da pioneira da gastronomia.

(São Paulo, brpress) – Uma vida dedicada à arte gastronômica e à arte de receber, além de mais de cinco mil receitas testadas e catalogadas. Este é o legado de Jacira Camasmie (1916-2004) transformado no livro Receitas de Vida – A Arte Culinária de Jacira Camasmie, lançado nesta terça (10/08), às 18h30, na Livraria da Vila. Assim como a norte-americana Julia Child (1912 – 2004), interpretada por Meryl Streep no filme Julia & Julie (EUA, 2009), Jacira se tornou professora de culinária por acaso.

Editado por seus filhos, a empresária Daisy Camasmie e o artista plástico Roberto Camasmie, o livro vai além das cerca de 150 receitas selecionadas. Traça um panorama da culinária e do comportamento do século XX, com seus modismos, estrangeirismos, influências e elegância.

Cursos no AP

Receitas de Vida – A Arte Culinária de Jacira Camasmie, da Editora Jaboticaba, tem texto da jornalista Helô Machado, que passeia descontraidamente pela vida de Jacira, desde a chegada dos seus pais libaneses ao Brasil, o seu nascimento em Capivari (SP), sua infância e juventude, seu casamento, os cursos de culinária que frequentou e os inúmeros que ministrou na cozinha do seu apartamento.

Ensinando deliciais salgadas e doces, daqui e do exterior, pratos simples e sofisticados, receitas guardadas à chave, recolhidas de pessoas da família, de professoras de cozinha conhecidas ou de famosos chefs internacionais, Jacira Camasmie é considerada pelos especialistas da área um marco na alta gastronomia do país.

Orquídeas de nabo

Além do célebre marrom, trazido por ela para o país, a antologia de receitas da Jacira traz também cardápios especiais para a Páscoa e para o Natal e um capítulo especial que ensina a magia de transformar a mesa em galeria de arte, com orquídeas feitas de nabo e flores criadas a partir de caramelo e chocolate.

Para o apresentador Amaury Jr, que assina a apresentação do livro, “o que era chique mesmo era ter no currículo o certificado de frequência nos cursos da Jacira, a mais respeitada erudita dos segredos culinários da sua época”.

Já o restauranteur Vincenzo Ondei – proprietário do festejado restaurante francês Le Coq Hardy, considerado um dos cinco melhores restaurantes do país, que manteve seu sucesso por 32 anos, até 2009, quando encerrou sua atividade – destaca no seu depoimento a importância da grande amiga e admiradora: “Jacira possuía o savoir faire da gastronomia quando no Brasil ainda não existiam cozinheiros e muito menos chefes de cozinha”.

Livraria da Vila – Al. Lorena, 1731; (11) 3062-1063