Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Tudo tem seu preço

(brpress) - E por quê? Raj Patel procurou na economia, na história e na sociologia a resposta para essa pergunta, que está no livro O Valor de Nada.
E por quê? Raj Patel procurou na economia, na história e na sociologia a resposta para essa pergunta, que está no livro O Valor de Nada

(brpress) – Original, bem-fundamentado, best seller no New York Times e elogiado pelo jornal inglês The Guardian – “guia perspicaz e admiravelmente conciso das loucuras do fundamentalismodo mercado” – O Valor de Nada, de Raj Patel, (Zahar Editora, 240 págs., R$ 49,00) revela o verdadeiro preço que a sociedade paga pelo que consome e demonstra as perigosas consequências da propalada liberdade de consumo.

Num momento em que o mundo tenta se reerguer do colapso financeiro de 2008, torna-se oportuno o questionamento: por que as coisas custam o que custam? O que se esconde por trás do preço na etiqueta? Raj Patel procurou na economia, na história e na sociologia a resposta para essas perguntas, e mostra que a questão vai além do binômio oferta e procura.

Ao contrário do que muitos imaginam, o valor na etiqueta não se resume ao custo de produção, somado à margem de lucro. Há outros custos envolvidos que são ignorados. Um sanduíche do McDonald’s, por exemplo, é uma refeição rápida e barata. Porém, uma análise fria aponta os custos ambientais (emissão de CO2) e de saúde (dietapropensa a cardiopatias) nele embutidos.

“Grátis”

O autor também analisa os custos dos produtos “grátis”. Curiosamente, o preço é alto. O celular gratuito da operadora contribui para o crescimento na produção do aparelho. Logo, aumenta a extração de minérios na África, em uma indústria movida a conflitos sangrentos e subempregos.

Patel revela como podemos equilibrar a sociedade e os mercados e analisa casos bem-sucedidos de intervenção – de governos e de cidadãos. Dentre os exemplos está o orçamento participativo em Porto Alegre, adotado desde o fim de 1980, em que a população decide com a prefeitura como o orçamento será gasto na cidade.

Dono de um curriculum impressionante, o autor é professor universitário e ativista, trabalhou no Banco Mundial e na Organização Mundial do Comércio, e é consultor do Special Rapporteur on the Right to Food da ONU.

Foto: Raj Patel, autor de O Valor do Nada, que investiga preços das coisas. Divulgação/v2.nl

Comentários

Publicar Comentário