Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Gloria Pires e Miranda Otto em cena do filme Flores Raras. Foto: Globo FilmesGloria Pires e Miranda Otto em cena do filme Flores Raras. Foto: Globo Filmes

Flores para ler e ver: o amor de Bishop e Lota

Relançamento do livro Flores Raras e Banalíssimas precede estreia do filme sobre amor entre a poeta Elizabeth Bishop e a arquiteta Lota de Macedo Soares.

(brpress) – Em dezembro de 1951, Elizabeth Bishop desembarcou no Rio para uma escala de dois dias de uma longa viagem em que buscava um sentido para sua vida. Encontrou Lota de Macedo Soares e ficou 16 anos. Flores Raras e Banalíssimas – A História de Lota de Macedo Soares e Elizabeth Bishop, da escritora e tradutora carioca Carmen L. Oliveira, conta a história de amor entre a poeta americana e a arquiteta brasileira, sob o pano de fundo do Brasil dos anos 50 e 60.

 O livro, que foi lançado pela Rocco em 1995 e desde então vem ganhando sucessivas reimpressões, deu origem ao filme Flores Raras, dirigido por Bruno Barreto, com estreia nacional marcada para 16/07. No filme, bem recebido pela crítica internacional durante o Festival de Berlim, Glória Pires e Miranda Otto encarnam Lota e Bishop, respectivamente, reconstruindo na tela um dos mais formidáveis casais femininos da nossa história recente.

Parque do Flamengo

Flores Raras e Banalíssimas acompanha a chegada de Bishop ao Brasil e os primeiros tempos de vida em comum em Petrópolis, onde a poeta escreveu alguns de seus mais marcantes poemas e conseguiu se afastar do alcoolismo, até a mudança do casal para o Rio de Janeiro em função do ambicioso projeto de Lota de construção do Parque do Flamengo, prelúdio do fim da longa e intensa relação.

 O livro é o resultado de muitos anos de pesquisa, em que a autora mergulhou na obra de Bishop, buscou documentos inéditos, pesquisou a correspondência das protagonistas, ofícios, diários, jornais e revistas da época, além de colher inúmeros depoimentos, envolvendo figuras de destaque na política e nas artes, como o governador Carlos Lacerda e o maior paisagista brasileiro, Roberto Burle Marx.

Assista ao trailer de Flores Raras (em catálogo na Netflix, na data de atualização deste conteúdo, em 21/03/2024):

#brpressconteudo #floresraras

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate