Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Histórias de Canções – Tom Jobim integra coleção que desvenda a vida e obra de grandes nomes da música brasileira. Foto: DivulgaçãoHistórias de Canções – Tom Jobim integra coleção que desvenda a vida e obra de grandes nomes da música brasileira. Foto: Divulgação

Histórias que não saem do Tom

(São Paulo, brpress) - Histórias de Canções - Tom Jobim desvenda a vida e obra do Maestro Brasileiro e tem lançamento nesta terça (04/12).

(São Paulo, brpress) – Histórias de Canções – Tom Jobim, (Ed. Leya, R$ 44,90) é o quarto livro da coleção que desvenda a vida e a obra de grandes nomes da música brasileira (já esmiuçou as letras de Chico Buarque, Toquinho e Paulo César Pinheiro). Fruto da parceria do jornalista Wagner Homem e de Luiz Roberto Oliveira – músico e responsável pelo site Clube do Tom –, a obra destrincha as histórias por trás das canções de Tom Jobim, suas composições, parcerias e seu legado para a música popular brasileira. A primeira noite de autógrafos será nesta terça (04/12), a partir das 19h,  na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

    Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim nasceu no bairro da Tijuca, em 1927, um filho do Rio de Janeiro que jamais deixou a cidade sair de seu coração. Poderia ter sido arquiteto, mas a paixão pelo piano mudou o rumo de sua vida e, consequentemente, a história da MPB e das grandes parcerias, dentre elas a que mais marcou  nossa música, a com Vinicius de Moraes. A união do poeta e do gênio resultou em verdadeiros hinos de brasilidade e declarações de amor ao Rio de Janeiro que marcaram gerações.

Inspirações

    Os autores contam, por exemplo, que originalmente a canção Garota de Ipanema  foi composta para um musical de Vinicius que se chamaria Blimp e que, ao contrário do que se pode pensar, a canção brasileira mais executada no mundo não enriqueceu os compositores. Para Corcovado, a inspiração de Tom teria sido a vista de seu apartamento, na Rua Nascimento Silva, 107, em Ipanema.

    O Bar Veloso, que ele preferia chamar de “Tom bar”, foi cenário de mais uma grande história: foi no telefone deste bar que o próprio Sinatra ligou para Tom e, devido a esta ligação, nasceu o disco que levaria o músico ao reconhecimento internacional.

    Grandes amores, belas mulheres, as paisagens , a amizade foram matéria- prima para as  composições do maestro, pianista, compositor, cantor, arranjador e grande brasileiro Tom Jobim.

Vídeos sobre o show baseado no livro podem ser vistos aqui.

Livraria Cultura do Conjunto Nacional – Av. Paulista Paulista 2073; (11) 3170-4033

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate