Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

 O escritor Evandro Afonso Ferreira é forte candidato ao Jabuti na categoria ficção. Foto: casacivil.sp.gov.br‬ O escritor Evandro Afonso Ferreira é forte candidato ao Jabuti na categoria ficção. Foto: casacivil.sp.gov.br‬

Jabuti premia melhores do ano

(São Paulo, brpress) - Entrega do mais importante prêmio literário nacional acontece nesta quarta (13/11); confira destaques. Por Tânia Tiburzio.

(São Paulo, brpress) – Quanto vale uma história de ficção? Não qualquer conto, mas o Livro do Ano de Ficção . E as histórias reais, ou melhor, o Livro do Ano de Não-Ficção? Para o Prêmio Jabuti – suprassumo do mercado editorial brasileiro valem R$ 35 mil cada.

    E é nesta quarta (13/11), às 19h30, na Sala São Paulo, que serão conhecidos os vencedores em ambas as categorias, as mais importantes de 27 outras, em primeiro, segundo e terceiro lugares.  
Cada um dos 81 laureados do Jabuti receberá o prêmio de R$ 3.500,00.

Ficção

    Os destaques da 55ª edição do prêmio Jabuti na categoria ficção são O Mendigo que Sabia de Cor os Adágios de Erasmo de Rotterdam (Record), de Evandro Affonso Ferreira, em romance;  Diálogos Impossíveis (Companhia das Letras), de Luiz Fernando Verissimo, em contos e crônicas, e A Voz do Ventríloquo (Edith), de Ademir Assunção, em poesia.

Ditadura

    Tendo a ditadura brasileira como pano de fundo, são favoritos em não-ficção, além do livro Mariguella (Companhia das Letras), sobre o guerilheiro homônimo,  de Mário Magalhães, vencedor da categoria bibiografia, a  reportagem As Duas Guerras de Vlado Herzog (Civilização Brasileira), sobre o jornalista Vladimir Herzog (1937-1975), preso, torturado e morto pelo regime militar, de autoria do também jornalista  Audálio Dantas, e História do Jornalismo Itinerário Crítico – Mosaico Contextual (Paulus), de José Marques de Melo.

    O conselho curador do Jabuti é formado por José Luiz Goldfarb, Antonio Carlos Sartini, Frederico Barbosa, Luis Carlos Menezes, Marcia Ligia Guidin. Os jurados são conhecidos apenas na cerimônia de entrega do prêmio.

(Tânia Tiburzio/Especial para brpress)

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate