Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Lia Luft volta ao romance com O Tigre na Sombra. Foto: DivulgaçãoLia Luft volta ao romance com O Tigre na Sombra. Foto: Divulgação

Lya Luft volta à ficção após 13 anos

(brpress) - "Quando somos crianças, vemos o mundo de um jeito que depois desaparece", diz autora sobre novo O Tigre na Sombra; veja agenda de lançamentos.

(Porto Alegre, brpress) – Com mais de 1,2 milhão de livros vendidos, Lya Luft, que conquistou os leitores com suas crônicas filosóficas sobre a vida e seus mistérios, retorna à ficção com seu novo romance, O Tigre na Sombra (Ed. Record, 128 págs., R$ 29,90), 13 anos depois de lançar O Ponto Cego (1999).  O primeiro lançamento acontece em Porto Alegre, nesta quarta (07/11, às 19h, na Livraria Cultura do Bourbon (confira outras datas abaixo).

    Autora do sucesso editorial Perdas & Ganhos (2003), que permaneceu 113 semanas no topo das listas de mais vendidos, sua última incursão pela ficção foi com o livro de contos O Silêncio dos Amantes, de 2008, adaptado com sucesso para o teatro.

Maturidade

    Em seu novo romance O Tigre na Sombra, a autora deixa subtendida a seguinte pergunta: seria o adulto uma criança que, ao perder a mágica de fantasiar, torna-se alguém incapaz de enxergar a magia do mundo?

    O Tigre na Sombra é centrado na figura de Dolores, filha mais nova de uma mãe amarga e um pai dócil e aparentemente dominado. Nascida com uma perna mais curta do que a outra, ela cresce sem o afeto da mãe, para quem a deformidade da filha é quase uma ofensa, ligada muito mais às figuras fascinantes da avó – uma mulher romântica que incentiva as fantasias infantis da neta, e do avô, um ex-marinheiro cheio de maravilhas para contar.

Filhote de tigre
   
    Dolores, que é chamada pela família de Dôda, cresce como uma criança solitária, propensa a ver o mundo com olhar mágico: o barulho do mar, ensina o avô, é o murmúrio do mundo; faz amizade com um garoto que não existe; certo dia, encontra nos fundos do pátio um filhote de tigre de olhos azuis.

    A própria narrativa escolhe não afirmar se sua imaginação inventa o que não existe ou se a infância tem, na verdade, acesso a um território mágico que se torna interdito na vida adulta. “Quando somos crianças, vemos o mundo de um jeito que, depois de sermos educados, desaparece”, diz Lya.

Relações difíceis

    Segundo a autora, “todas as relações são difíceis, e as mais próximas se tornam ainda mais árduas. Tive uma família maravilhosa, mas, como escritora, sou fascinada pelo avesso”, confidencia. “Escrevo sobre famílias disfuncionais, com parentes que não se gostam ou se torturam. Escrevo sobre famílias que são como a família não deveria ser”.

    Aclamada como romancista desde sua estreia em 1980, com As Parceiras, Lya diversificou as vertentes de sua obra nos anos 2000, publicando literatura infantil (como a série da Bruxa Boa), crônicas (Em Outras Palavras) e ensaios (Perdas e Ganhos, Pensar é Transgredir, Múltipla Escolha e A Riqueza do Mundo).

Lançamentos de O Tigre na Sombra:
Porto Alegre: 07/11, quarta-feira, às 19h, na Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country – Av.Túlio de Rose, 80; (51) 3028-4033
Rio de Janeiro: 13/11, terça-feira, às 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon – Av.Afrânio de Melo Franco, 290; (21) 3138-9600
Belo Horizonte: 27/11, terça-feira, às 19h30, no Auditório da CEMIG – Avenida Barbacena, 1200; (31) 3261-1501
São Paulo: 28/11, quarta-feira, às 19h, no Teatro da Folha (Shopping Pátio Higienópolis- Avenida Higienópolis, 618 – Piso 2; (11) 3124-1577

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate