Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Mais leitores, mas Brasil precisa virar página

(Brasília, brpress) - Pesquisa considerada a mais ampla sobre perfil do leitor brasileiro mostra que há muito a se fazer para incentivar leitura no país. Por Wemerson Santos.

(Brasília, brpress) – O brasileiro lê, em média, quatro livros por ano. O cenário não é brilhante. Mas, de acordo com a segunda pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada na última quarta-feira (28/03), pelo Instituto Pró-Livro, ele é positivo para o mercado de livros no país

    Hoje, metade da população brasileira pode ser considerada leitora. Porém, dos tais quatro livros, são lidos integralmente, apenas 2,1 livros.  As informações do estudo apontam ainda que 88,2 milhões de pessoas podem ser consideradas leitoras no país. São pessoas que leram pelo menos um livro, inteiro ou em partes, nos últimos três meses.

    O estudo, realizado entre junho e julho de 2011, em 315 municípios, questionou quantos livros foram lidos pelos entrevistados nos últimos três meses. A média foi de 1,85 exemplares. Desse total, 1,05 exemplar foi escolhido por iniciativa própria e 0,81 por indicação.

Mulheres e estudantes

    No Brasil, as mulheres são as que mais leem. Ao todo, 53% são leitoras, índice maior do que o verificado entre os entrevistados do sexo masculino, com 43% de leitores.

    Ainda no período de três meses, há uma alta quando o público são os estudantes. Entre eles, a média de livros lidos é de 3,41 exemplares. Por iniciativa própria, apenas 1,2 livro, divididos entre literatura (0,47), Bíblia (0,15), livros religiosos (0,11) e outros gêneros (0,47).

    Na avaliação da ministra da Cultura, Ana de Holanda, para elevar esse número será preciso mostrar aos jovens que o livro não é apenas um objeto escolar. “O livro vai além dos conteúdos escolares, abre os olhos dos leitores para outras dimensões. É um olhar que vai além do didático”, disse em entrevista a jornalistas, no evento.

(Wemerson Santos/Especial para brpress)

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate