Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Um dos cartazes reproduzidos no livro Os Cartazes desta História. Foto: DivulgaçãoUm dos cartazes reproduzidos no livro Os Cartazes desta História. Foto: Divulgação

Memória da resistência ilustrada

(São Paulo, brpress) - Nesta terça-feira (06/11), Instituto Vladimir Herzog lança compilação de 300 cartazes, documentos e fotografias contra os regimes militares.

(São Paulo, brpress) – Nesta terça-feira (06/11),  o Instituto Vladimir Herzog lança o livro Os Cartazes desta História – Memória Gráfica da Resistência à Ditadura Militar e da Redemocratização /1964-198 (Escrituras Editora), uma compilação de 300 cartazes, documentos e fotografias produzidos contra os regimes militares e o desrespeito aos direitos humanos nos vários países da América Latina. O coquetel de lançamento, aberto ao público, será na Livraria Cultura, a partir das 19h, com a presença de Vladimir Sacchetta, José Luiz Del Roio e Ricardo Carvalho, autores da obra, e de Ivo Herzog, diretor do Instituto.
 
    O livro reúne manifestações  políticas da América Latina em prol dos Direitos Humanos e é parte do projeto Resistir é Preciso…,com destaque à resistência contra a ditadura no país e à  rearticulação da sociedade civil depois da Anistia de 1979. Os cartazes retratam denúncias e solidariedade dos brasileiros frente à situação no Brasil e também nos vizinhos que viviam sob a intervenção militar.

    Para ilustrar esses momentos, a obra é divida em seis capítulos:  Resistências, Anistia, Movimentos, Mulheres, Trabalhadores e Estudantes, Solidariedade, Mortos e Desaparecidos.
 
Luta viva

    Organizado pelo jornalista Vladimir Sacchetta e Os Cartazes desta História tem por objetivo manter viva na memória dos brasileiros a luta da imprensa durante a ditadura, momento em que centenas de profissionais do meio foram presos, torturados e assassinados.

    A obra segue os padrões do livro As Capas desta História (2011), em que o destaque foi a imprensa alternativa e clandestina brasileira produzida por jornalistas (muitos deles exilados) entre 1964 e 1979.  Integra também o projeto a coletânea de 12 DVDs Os Protagonistas desta História, com depoimentos de 60 jornalistas e “fazedores de jornais” que vivenciaram e enfrentaram as dificuldades da época.

Livraria Cultura – Avenida Paulista, 2073; (11) 3170-4033

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate