Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Reprodução da HQ Palestina – Uma Nação Ocupada.Reprodução da HQ Palestina – Uma Nação Ocupada.

HQ Palestina ganha edição de luxo

(brpress) - Presença do autor da cultuada reportagem em quadrinhos, Joe Sacco, na Flip 2011 motiva relançamento.

(brpress) – O quadrinista e jornalista maltês Joe Sacco é presença garantida nesta Feira Literária Internacional de Paraty, a Flip 2011. Ele fala, sozinho, no dia 09/07 (sábado), às 12h, na Mesa 11, intitulada A História em HQ. De carona na presença do autor no Brasil, a editora Conrad relança, nesta semana, um dos maiores sucessos editoriais dos últimos anos: (328 páginas; R$ 69,90), que mostra a linha de frente dos conflitos na região.

Trata-se de uma nova edição de luxo com os dois volumes da obra, os prefácios originais e adicionais de textos, fotos, desenhos, capa dura e uma introdução inédita de Joe Sacco.

A HQ recebeu os prêmios mais importantes do mundo dos quadrinhos, incluindo o American Book Award, por sua importância como retrato único do drama do povo palestino. O livro todo é baseado em meses de pesquisa e uma longa viagem ao Banco Ocidental e à Faixa de Gaza.

Prisioneiros

Palestina é o retrato da história contada pelos prisioneiros, refugiados, manifestantes, crianças feridas, fazendeiros que perderam suas terras e famílias destruídas pela guerra. Em meio a tiroteios e bombas de gás, soldados espancando civis, bloqueios nas estradas e hospitais cheios de feridos, Joe Sacco entrevistou mais de cem pessoas, entre palestinos e judeus.

Além das 288 páginas da história original e da introdução de Edward Said e do jornalista José Arbex Jr, que já cobriu o conflito israelo-palestino, esta nova edição de Palestina inclui material nunca antes publicado: notas, esboços e fotografias de referência usadas na criação da obra, além de uma introdução de Joe Sacco sobre a questão do livro, escrita em julho de 2007.

Reportagens desenhadas

São mais de 20 páginas adicionais que funcionam como uma espécie de making off dos dois volumes, onde o autor conta como deu vida à sua obra definitiva. Em vez do cinema, como fez José Padilha, Joe Sacco transforma suas reportagens em uma das formas mais ousadas de captar o fluxo dos acontecimentos da atualidade: a história em quadrinhos.

Com rigor jornalístico e sensibilidade, Sacco transpôs suas experiências em regiões conflagradas como os Bálcãs e a Palestina para a linguagem das graphic novels, dando corpo e rosto aos flagelos da política contemporânea. Uma obra digna do de vários livros já traduzidos para o português, como Notas sobre Gaza, Derrotista, Área de Segurança: Gorazde, Palestina: na Faixa de Gaza, Palestina: Uma Nação Ocupada e Uma História de Sarajevo.

#brpressconteudo #palestina #joesacco

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate