Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa é obrigatório só em 2016.Foto: Marcos Santos/DivulgaçãoNovo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa é obrigatório só em 2016.Foto: Marcos Santos/Divulgação

Português versão 2016

(brpress) - Professor lança manual de consulta da nova ortografia da língua portuguesa, cuja obrigatoriedade foi adiada.

(brpress) – As recentes mudanças nas regras da ortografia da língua portuguesa, aprovadas pelos países que integram a comunidade lusófona e oficializadas no Brasil, em vigor desde o dia 1° de janeiro de 2009, ainda deixam muitas dúvidas em relação ao emprego correto de acentuações e hifenizações, apesar de a mídia e o Ministério da Educação já estarem seguindo as novas normas em publicações e didáticos. Isso porque o novo Acordo Ortográfico seria obrigatório a partir de 1o. de janeiro de 2013, mas um decreto publicado no Diário Oficial de 28/12 adia para 1o. de janeiro de 2012 a obrigatoriedade.

O adiamento dividiu opinões e desmobiliza diversos esforços para o enquadramento da língua na nova norma. O gramático Evanildo Bechara disse ao caderno Prosa, de O Globo, que a prorrogação passa “um atestado de ignorância” a professores e alunos que dominam as novas regras. Os que ainda não dominam têm no livro Nova Ortografia da Língua Portuguesa – Manual de Consulta (Ed. Record, 670 págs., R$ 59,90), de  Domício Proença Filho, uma grande ferramenta. Nele, o professor tem o cuidado de esclarecer as dúvidas mais recorrentes e apresenta regras e exemplos atualizados que outros manuais, lançados anteriormente, não contemplaram.

Guia prático

Apresentado como um guia prático que trata da ortografia da nossa língua portuguesa, este manual tem por objetivo  ajudar a todos a escrever com segurança e conhecimento, tirando  dúvidas e enriquecendo o vocabulário. Também integrante da Academia Brasileira de Letras, Domício explica e comenta as alterações decorrentes do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, em vigor desde 2009,  e que passa a ser obrigatório a partir de janeiro de 2013 (especificamente o que mudou) e as regras anteriores, confirmadas e avaliadas pelo documento (o que continua valendo). 

O leitor encontrará no livro, apresentadas de forma sistemática e ordenadas, regras práticas relacionadas com o uso das letras; a acentuação gráfica; o emprego do hífen, destacadas as locuções; a divisão silábica e o emprego do apóstrofo. Todas as regras são ilustradas com uma ampla lista de exemplos. O livro resume ainda conceitos básicos destinados a facilitar a compreensão dos critérios orientadores da transcrição gráfica das palavras. 

Com o texto oficial do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa em anexo, o manual apresenta um breve resumo das muitas tentativas de simplificação e unificação ortográfica do idioma que falamos.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate