Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Marcelo NocelliMarcelo Nocelli

Publicar é preciso

(brpress) - Há diversos eventos literários voltados para novos autores acontecendo em 2016, como Prêmio Off Flip, Feira Literária Independente Outra Margem e até curso de edição. Por Márcia Villaça da Rosa.

(brpress) – Há diversos eventos literários  voltados para novos autores acontecendo em 2016, que vão movimentar o cenário cultural fomentando novas obras e público em geral. Dentro da FLIP (Feira Internacional Literária de Paraty) 2016, que acontece de 29 de junho a 3 de julho, na bela cidade de Paraty ( RJ), o Prêmio Off Flip (inscrições encerradas em  28 de março) celebra vários gêneros literários, como conto, poesia ou literatura infanto-juvenil.

    O Prêmio Off Flip oferece aos vencedores uma premiação que varia de R$ 3 a 5 mil, além de hospedagem gratuita em Paraty, passeio de escuna e cota de livros. Os premiados também serão agraciados com edição de livros com o selo Off Flip. O curador da premiação, Ovidio Poli Júnior, acredita que, “na era do e-book e apesar da crise, o número de pequenas editoras vem crescendo”. Para  Ovidio, cada vez mais, “os selos independentes são responsáveis pelo fomento de autores estreantes. E ainda há as plataformas de autopublicação – outra alternativa que os autores têm hoje, bem como as redes sociais, para promover as obras.”

     E, por falar em editoras pequenas, títulos novos destacam alguns selos menores, como o brasiliense Longe, um dos organizadores da Feira Literária Independente Outra Margem, ocorrida em Brasília, no último dia 20 de março. O evento contou com uma série de pequenas editoras, como a Lote 42 (SP), Brado Negro e A Bolha (RJ) e as editoras de livros em quadrinhos LTG, LoveLove6, Mês, Selo Piqui, Extraterrestre e Heron Prado.

Curso de edição

     Ainda com a intenção de revalidar a importância de pequenas editoras, Marcelo Nocelli, editor dos selos Passavento e Reformatório, ministrará em abril um curso sobre edição de livros que ensinará aos participantes as várias etapas de edição de um livro. O curso acontece no Espaço Dança da Realidade, em São Paulo, de 12 a 16 de abril, das 19h às 21h30, com visita a uma gráfica no dia 16/04, das 9h às 12h. Taxa de inscrição: R$ 250,00  (incluso transporte ida/volta para a gráfica). 15 vagas. Inscrições pelo e-mail: [email protected] .

Espaço Dança da Realidade – Rua Oscar Guanabarino, 57;  Aclimação, São Paulo-SP; (11) 3205-0912.

(Márcia Villaça da Rosa/Especial para brpress)

Leia mais sobre edição de livros on demand aqui.