Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Angelo Segrillo é professor de História Contemporânea da USP e especialista em Rússia e URSS. DivulgaçãoAngelo Segrillo é professor de História Contemporânea da USP e especialista em Rússia e URSS. Divulgação

Quem são os russos?

(brpress) - Exóticos, briguentos, espiões? Milionários consumistas? É a pergunta que o historiador Angelo Segrillo responde no livro Os Russos.

(brpress) – Exóticos, briguentos, espiões? Milionários consumistas? Afinal, quem são os russos?

    Essa é a pergunta que o historiador Angelo Segrillo responde no livro Os Russos (Ed. Contexto,288 págs., R$ 47,00), que acaba de ser lançado. O autor, brasileiro que morou e estudou na Rússia, mostra as várias faces de um povo marcado pela servidão da época dos czares, pelo comunismo de quase sete décadas seguido pela chegada brusca do capitalismo, e  pela tragédia da perda de milhões de vidas durante as duas guerras mundiais.Mostra também um povo que se destaca nas artes cênicas, no ballet e na música,  possui uma literatura marcante e conta com atletas de ponta nos eventos esportivos mundiais.

            Ao longo de dezesseis capítulos, o autor descreve a geografia inusitada, os rigores do clima  e a inigualável riqueza mineral do imenso país,  sua enorme diversidade cultural, as peculiaridades de sua culinária, as múltiplas características sociais dessa população que se divide entre o continente europeu e asiático.

União Soviética

    Também são investigadas as origens e a cristianização do país, a criação o Império Czarista, o período pré-revolucinário (que marcou a história com as lutas políticas que culminaram na Revolução Russa de 1917). Mostra como a União Soviética tornou-se uma superpotência comunista,   sob mandos e desmandos de Stalin. O autor descreve, ainda, o fim da URSS, a abertura do país ao capitalismo e a era Putin. No final, há um capítulo dedicado à análise das diferenças e aproximações entre russos e brasileiros.
 
            Fruto da vivência e do contato pessoal do autor com os habitantes do maior país do mundo, em seu ambiente – e não apenas através de leituras acadêmicas – o livro mostra como a tenacidade do povo russo, acostumado a lidar com adversidades de todo tipo, permitiu que o país voltasse a ser um protagonista importante na cena política internacional, no esporte e na área cultural.
 
Sobre o autor
 
Angelo Segrillo é professor de História Contemporânea da USP e especialista em Rússia e URSS. Com doutorado pela Universidade Federal Fluminense, cursou mestrado no Instituto Pushkin de Moscou. 

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate