Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Claude Troisgros e Danusia BarbaraClaude Troisgros e Danusia Barbara

Rio ganha guia de restaurantes

(brpress) - Autora Danusia visita, a cada ano, cerca de 700 restaurantes, bares, pousadas, bufês, botequins e delicatessens.

(Rio de Janeiro, brpress) – O Guia Danusia Barbara 2011: Restaurantes do Rio (Ed. Bem-Te-Vi, 367 págs., R$ 62,00) chega às livrarias numa edição comemorativa dos seus 25 anos (o primeiro livro do gênero foi editado no Brasil em 1985).

    A credibilidade do guia deve-se a uma exaustiva (e deliciosa) pesquisa, fruto da  curiosidade e envolvimento pessoal de Danusia Barbara que, a exemplo dos pioneiros do Gault & Millau, está sempre experimentando e descobrindo novos sabores. A cada ano, são visitados cerca de 700 restaurantes, bares, pousadas, bufês, botequins e delicatessens.

Eleitos

    Neste ano, a jornalista escolheu como Chefs Revelação dois jovens talentos da culinária: Pablo Vidal, do  Zazá, que tem apenas 22 anos, e Pedro Pêcego, do Cordato, de 28 anos.

    O guia também apresenta sua lista de Chefs Hors-Concours, criada em 2008. Neste item, a autora  elegeu os chefs Christophe Lidy (Garcia e Rodrigues), Claude Troisgros (Olympe), Danio Braga (Locanda Della Mimosa), Roberta Sudbrack e Roland Villard (Le Pré Catelan), além de outros 16 nomes de peso no cenário gastronômico do Rio de Janeiro.

    O interesse por gastronomia e vinhos é assunto recente nas mesas brasileiras. Há 25 anos, quando Danusia começou a fazer o guia, os temperos iam pouco além dos tradicionais sal, alho, cebola e pimenta. Naquela época, não se sabia o que era flor de sal; azeite ficou importante (em alguns lugares, merece até carta exclusiva!) e não existiam selos de garantia para produtos orgânicos ou biológicos.

“Passamos por vários movimentos aqui e no mundo: nouvelle cuisine, fusion, molecular… E agora aplaudimos até as comidas de botequim!”, observa Danusia.

Atendimento

    De fato, muita coisa mudou no cenário gastronômico, mas é indiscutível que um bom atendimento faz toda a diferença para o sucesso de um estabelecimento. Por isso, Danusia  destaca também o Maître do Ano, Garçom do Ano e Chef de Bar do Ano. Reflexo da nova paixão nacional, pela primeira vez dois sommeliers aparecem na lista: Luis Carlos de Souza, do Quadrifoglio, e Pedro Dias, do D’Amici.

    Consultar o guia é fácil. Cada restaurante ou ponto gastronômico aparece primeiro em listas pelo tipo de cozinha ou na seção A Cozinha e o Jeito de Cada Um – por suas características especiais – e por sua localização geográfica. Depois, por ordem alfabética, com indicações de endereço, telefone, site, horário de funcionamento, estacionamento, cartões de crédito e comentários da autora.

    O serviço com informações dos restaurantes (endereço, etc) é bilíngue (inglês-potuguês) mas as resenhas não.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate