Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Valerie Plame Wilson em cena do documentário Countdown to ZeroValerie Plame Wilson em cena do documentário Countdown to Zero

Sujeira doméstica na Guerra do Iraque

(brpress) - No livro que deu origem ao filme Jogos de Poder, em cartaz no Brasil, ex-agente da CIA relata bastidores do confllito e como foi traída pelo governo dos EUA.

(brpress) – O livro Jogos de Poder (Editora Seoman, 440 págs., R$ 39,90), com lançamento previsto para esta semana no Brasil, é uma história real, escrita pela ex-agente secreta da CIA, Valerie Plame Wilson, que deu origem ao filme homônimo estrelado por Naomi Watts e Sean Penn, em cartaz no Brasil.

A autora foi peça-chave de um dos mais rumorosos incidentes do governo Bush, que declarou guerra contra o Iraque sob o pretexto de que o país estaria comprando armas nucleares e teria, assim, armas de destruição em massa.

Profissional com currículo impecável, com 18 anos de serviços prestados à CIA como espiã na área de operações, Valerie descobre que o Iraque não tinha programa de proliferação de armas nucleares de porte, como anunciava a Casa Branca. Paralelamente, seu marido, o diplomata Joseph Wilson, é enviado à África, confirma a tese de sua mulher, e escreve um artigo sobre o tema para o New York Times.

Punição e censura

A partir daí,  a identidade ultrassecreta de Valerie foi revelada por oficiais da Casa Branca, a informação vazou para a imprensa, colocando em risco seu casamento, sua segurança e a de sua família, e dos seus contatos no exterior.

A ex-agente foi obrigada a submeter os originais do livro à censura da Agência e, depois de travar uma batalha jurídica que durou anos, conseguiu publicar o livro, com os cortes realizados pela CIA.

Em respeito ao leitor, a editora manteve os trechos censurados, marcando-os com uma tarja preta ao longo das páginas, para dar pistas dos fatos, datas e locais que a CIA e até mesmo a Casa Branca preferem não revelar sobre os bastidores que levaram à invasão do Iraque.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate