Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Não há antropófago maior nos dias de hoje do que Arnaldo Antunes. Foto: Divulgação/woa.com.brNão há antropófago maior nos dias de hoje do que Arnaldo Antunes. Foto: Divulgação/woa.com.br

Tribalista ‘devorador de culturas’

(São Paulo, brpress) - É como livro Arnaldo Canibal Antunes define obra do ex-Titã; lançamento nesta sexta (07/12) .

(São Paulo, brpress) – Arnaldo Antunes é reconhecido pela sua música singular e talento em diversos campos artísticos como compositor, músico, escritor e artista visual. Mas o livro Arnaldo Canibal Antunes (Editora nVersos, 296 págs., R$ 54,90) pretende apresentar um novo Arnaldo. A obra, de autoria de Alessandra Santos, analisa a ligação do artista com o movimento modernista do século XX.

    O lançamento será na sexta (07/12(, às 19h30, na Fnac Paulista. O homenageado, Arnaldo Antunes, é um dos convidados especiais. Além da sessão de autógrafos, a autora fará uma palestra sobre o processo de produção do livro.

Vanguardas modernistas
         
    A pesquisadora abre o livro com uma pincelada na história das vanguardas e do movimento modernista no Brasil, necessário para chegar até a obra de Arnaldo e explicar suas influências.

    Dividida entre Arnaldo Antunes e a Poesia: poética da percepção; Arnaldo Antunes e a Música: poética da Bricolagem; e Arnaldo Antunes e as Artes Visuais: poética da apropriação, a análise da obra do “canibal” mostra que ela é “viva e alerta, lúcida como somente os vanguardistas foram (…). Arnaldo é inovador e corre riscos artísticos que poucos ousam, sempre almejando uma utopia”, afirma.

    Quando Oswald de Andrade escreveu o Manifesto Antropófago, em 1928, pensava no canibalismo cultural como uma “devoração metafórica” de elementos estrangeiros para produzir uma síntese brasileira. Para a autora, não há antropófago maior nos dias de hoje do que Arnaldo Antunes.
Sobre a autora

    Alessandra Santos formou-se em Literatura     Comparada na Universidade da Califórnia, em Berkeley, e é Doutora em Literatura pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA).

    Atualmente, é professora de Letras na Universidade da Colúmbia Britânica, Canadá. Publicou artigos em diversos livros e revistas, e organizou um livro sobre a utopia na América Latina.

Fnac Paulista – Avenida Paulista, 901; (11) 2123-2000

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate