Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Biquíni de cintura alta: o quente da estação. Foto: DivulgaçãoBiquíni de cintura alta: o quente da estação. Foto: Divulgação

Biquinão não é o fim do mundo

(Rio de Janeiro, brpress) - E sim peça-chave no verão que começa nesta sexta (21/12) e vedete do livro Um Mergulho no Rio - 100 Anos de Moda e Comportamento na Praia Carioca.

(Rio de Janeiro, brpress) –  O verão começa oficialmente nesta sexta (21/12) – é, o mundo não acabou! – e a Editora Casa da Palavra celebra o sol e calor lançando Um Mergulho no Rio – 100 Anos de Moda e Comportamento na Praia Carioca (304 págs., R$ 80,00), da jornalista especializada em moda Marcia Disitzer. O livro vem a calhar pois mostra a evolução do biquíni e aproveita para fazer coro com atrizes como Gionvanna Antonelli e Luana Piovanni e cantoras como Katty Perry, dando crédito ao quente da estação: o biquinão retrô, o bom e velho “duas peças” repaginado.

Como é público e notório, a Cidade Maravilhosa é um celeiro de moda e tendências desde sempre. Já no começo do século, quando o carioca descobriu o hábito de ir à praia, o Rio de Janeiro passou a influenciar todo o Brasil a partir da moda e do comportamento à beira-mar.

Palco da história

Ponto de encontro de amigos, local para práticas de esportes e para o lazer da família, cenário de atitudes revolucionárias e momentos emblemáticos, a praia carioca  foi e continua sendo palco da história da cidade, espelho da maneira de viver de seus habitantes e reflexo dos acontecimentos mundiais. Em 100 anos, a praia influenciou e foi influenciada pela vida brasileira e mundial.

Um Mergulho no Rio reúne memórias e depoimentos  dos principais ícones desta  centenária história: as casas de banho do início dos anos 1900, o primeiro biquíni duas peças, a bossa nova, o calçadão da garota de Ipanema e do menino do Rio, os ambulantes, os surfistas, as cangas, o biscoito Globo.

Com mais de 200 imagens, entre fotografias, propagandas e ilustrações de todas as épocas, a edição apresenta a trajetória da moda-praia, seus criadores e grifes mais destacados e os principais personagens e acontecimentos que definiram o estilo de uma cidade que construiu sua trajetória literalmente “a caminho do mar”.

Boas vindas ao verão! Mas, cá entre nós, biquinão é difícil pegar no Brasil, né? Marcia Disitzer deu uma dica, à coluna Gente Boa, de O Globo: “É ideal para ir à praia no final de tarde e não ter preocupação de se bronzear”. OK, mas e o tipo de corpo ideal para usar? A autora admite que as “hot pants” são para “um público específico” – leia-se as mais esguias, que podem usar cintura alta, sem realçar volumes.

Marcia Disitzer trabalha há 20 anos com moda, tendo colaborado com Vogue e para o site Chic, de Glória Kalil. Atualmente é editora de moda do jornal carioca O Dia e autora dos livros A Moda Como Ela É e Delícia Receber, em coautoria com  a estilista Lenny Niemeyer. É professora do curso Fashion Business, da FGV.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate